4 de abr. de 2012

O império do sol de J.G. Ballard – DL 2012


Tema: Escritor oriental
Mês: Abril de 2012 (Livro 1)
Leitura do mês: O império do sol
Autor: J.G. Ballard
Editora BestBolso, 378 p.

O menino Jim vive em Xangai,em plenos tempos de guerra. Mais especificamente em tempos da II Guerra Mundial. Ele se perde dos pais durante um ataque japonês. O menino tenta voltar para casa e quando consegue tudo que encontra são as roupas e pertences da mão revirados e a casa totalmente vazia. O ataque japonês a Pearl Harbor já havia acontecido e os dias seguintes são um caos. Ele passa a perambular e a viver sozinho nas casas de amigos e conhecidos que fugiram, sobrevivendo das lembranças e da escassa comida que encontrava. Até finalmente ser preso. A partir daí, ele observa e vivencia todos os horrores de uma das maiores guerras da história.

Um livro muito interessante. Não faz o meu gênero por ser livro sobre guerra, ainda mais sobre a II Guerra Mundial (pois eu considero esse conflito um dos piores que já ocorreram). Mas o livro prende a atenção porque é também uma biografia. O autor vivenciou os acontecimentos descritos no livro, então mesmo escrito na terceira pessoa, a descrição das pessoas e dos lugares e da situação política na época prendem a atenção do leitor (talvez porque o livro, além de biografia, também seja um romance). Leitura muito recomendada, que mostra de que forma todas as pessoas foram e sempre são afetadas pela guerra.

2 comentários:

  1. não li o livro, mas vi o filme que foi dirigido pelo Steven Spielberg e o menininho é o Christian Bale, como cresceu e ficou gato, não? rsrs
    Histórias de guerras também não faz muito meu gênero, mas leio, quem não conhece o passado não pode construir um futuro melhor e por mais que seja doído temos que digerir a seco.
    Abraço
    Ana http://organizando-o-caos.blogspot.com.br/2012/04/desafio-literario-de-abril-minha.html

    ResponderExcluir
  2. Bom, livros sobre a II Guerra Mundia é a minha seara. Se pudesse lê-los todos, ficaria feliz. ;) Bjs!

    ResponderExcluir