25 de set. de 2019

Livros de Star Wars que eu gostaria que fossem traduzidos (parte 2)

Continuando com o post sobre os livros de Star Wars, agora eu trago algumas enciclopédias, livros de estudo e análise e livros sobre os filmes que eu adoraria que fossem traduzidos. Observando as avaliações que estes livros receberam, não acredito que qualquer editora sairia no prejuízo caso publicasse algum deles.

Enciclopédias como Women of the galaxy são o tipo de material que desperta interesse, não só porque fala das personagens femininas na saga, mas porque é relevante para o público, já que existem sim muitas fãs mulheres (muitas vezes tratadas com desrespeito pela comunidade nerd).
Sobre os livros de análise e os livros das artes dos filmes, também seria excelente. Star Wars tem uma gama enorme de possibilidades de estudo e livros assim só fariam aumentar o interesse.
Os livros dos filmes satisfariam a curiosidade dos fãs sobre as decisões mantidas e as mudanças durante a produção (o que ajuda a traçar paralelos com a saga original e criar teorias sobre acontecimentos no enredo ainda não revelados).

Enciclopédias


Star Wars year by year (2016) apresenta uma linha do tempo definitive de Star Wars com a história completa da saga.
Women of the galaxy (2018) traz os perfis e os detalhes de 75 personagens femininas dos filmes, comics e games da saga Star Wars, com mais de 100 ilustrações.

Livros de estudo e análise

Este tipo de publicação é muito válida, porque hoje tem muita gente tendo Star Wars como foco de estudo acadêmico. Meu Trabalho de Conclusão de Curso teve o autor J.R.R. Tolkien como assunto, e na época a dificuldade de encontrar livros sobre ele era imensa, então entendo como é difícil encontrar referências em português. Além do que, esse tipo de publicação estimula mais e mais estudos.


The Secret History of Star Wars (2008) apresenta a história por trás da criação de Star Wars, se valendo de entrevistas e artigos para mostrar como a saga foi escrita e produzida.
Star Wars and history (2012) analisa as lendas, os acontecimentos e personagens históricos que serviram de influencia para a criação de personagens, lugares e eventos da saga.

Livros sobre os filmes


The Art of Star Wars: The Force Awakens; The Art of Star Wars: The Last Jedi; The Art of Star Wars: The Rise of Skywalker, escritos por Phil Szostak são guias sobre os filmes. Considerando que esta trilogia está despertando reações diversas desde o primeiro filme, as informações contidas neles seriam de grande ajuda para que as pessoas entendessem mais as decisões criativas por trás da produção.

Agora que a editora Aleph, responsável por algumas publicações da série de Star Wars (do cânone e do legends) anunciou mês passado que não vai mais publicar nenhum livro e abriu mão dos direitos, talvez fique mais difícil de vermos tanto as novelizações quando outros livros traduzidos no Brasil, então, resta esperar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário