9 de set. de 2019

O livro dos vilões (Cecily Von Ziegesar, Carina Rissi, Diana Peterfreund, Fábio Yabu) – DLL 2019


Título: O livro dos vilões
Autores: Cecily Von Ziegesar, Carina Rissi, Diana Peterfreund, Fábio Yabu
Mês: Setembro
Tema: Com mais de um autor
Editora Galera Record, 320p.

Em “StepSisters – Sobre Sapatos e Selfies”, de Cecily von Ziegesar, as irmãs gêmeas malvadas da Cinderela estão se preparando para o Baile de Solstício de Verão da escola. Elas querem parecer as melhores porque esperam que o solteiro mais cobiçado da cidade dê as caras, e quando isso acontece, nenhuma das duas esperava que o “príncipe” poderia se interessar por outra garota. Só que Cindy não é exatamente a mocinha despreparada dos contos de fadas...
A história de Carina Rissi, “Menina Veneno”, traz a história de Malvina, a madrasta má da Branca de Neve. Rejeitada e órfã, Malvina hoje é uma modelo super famosa e muito desejada. Viúva muito cedo, teve que arcar com a tutela da enteada que parece ser uma adolescente sem noção. Quando a jovem acaba sendo chamada para ser o novo rosto de uma marca famosa que praticamente pertencia a Malvina, a modelo fica sem chão. Mas a coisa piora quando o cara por quem se interessa também a troca pela enteada. Agora Malvina vai fazer de tudo para manter o que tem, nem que para isso tenha que usar de métodos nada inofensivos.
Em “Quanto mais afiado o espinho”, de Diana Petterfreund, Malena é uma jovem bruxa que não quer viver a vida como sua mãe, se escondendo das mesmas pessoas que vêm em busca de seus “preparos especiais” quando precisam, mas na rua viram a cara para não ter que cumprimentar. Assim, ela fez um acordo com a mãe: vai para a escola como qualquer garota normal, mas em casa vai ajudar a mãe sem reclamar. A mentira que conta para suas novas amigas só dura quando uma delas aparece na sua casa atrás de sua mãe... Depois disso, a vida de Malena vira um inferno na escola, porque ninguém quer ser amigo de uma bruxa. Quando a jovem resolve se vingar, ela percebe que tanto seus erros quanto as tentativas de consertá-los podem ter sérias consequências.
“A menina e o lobo” de Fábio Yabu fala dos contos de fadas vivendo eternamente e repetindo-se sempre e para sempre, cujo único propósito é alimentar os sonhos humanos. Todos os contos são controlados pelo Narrador, que fica completamente fora de si quando o lobo mau consegue escapar para o nosso mundo, onde ele acaba fazendo amizade com uma garotinha. E essa amizade mostra mais uma vez que nem sempre tão conhecido vilão é o que parece ser.

Um livro de contos que segue o molde do anterior, O livro das princesas. Cada história contada por um autor diferente, falando de algum vilão de contos de fadas. De longe, o que me ganhou foi a última história, sobre o Lobo Mau (adorei as referências a J.K. Rowling, deixou a história divertidíssima), além de ter, a meu ver, a mensagem mais bonita. A segunda melhor história foi a da Carina Rissi, uma autora de quem todo mundo fala bem. Fazia um tempinho que eu estava curiosa sobre ela e não me decepcionei, a construção da personagem vilã foi muito bem feita e, como na história do lobo, eu consegui me solidarizar. Se tivesse que escolher entre esse livro e o que fala das princesas, decididamente escolheria esse, pois tem os personagens muito melhores construídos. Recomendo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário