16 de jul. de 2018

Depois de você (Jojo Moyes) – BL 2018


Título: Depois de você
Autora: Jojo Moyes
Mês: Julho
Tema: Livro de alguma lista de mais vendidos
Editora Intrínseca, 320p.

Após Will cumprir seu desejo e fazer o suicídio assistido, a família Traynor não é mais a mesma: seu pai e sua mãe se divorciaram, o pai se casou de novo com a namorada e agora está a espera de um bebê. A mãe de Will passou a viver afastada, já que a mídia não deu trégua a família. Louisa está tentando fazer o que Will disse em sua carta: viver a vida, aproveitar. Depois de viajar e voltar para casa, ela começa a trabalhar como garçonete em um pub no aeroporto. Agora ela mora em um flat em Londres. Depois de uma bebedeira, ela cai do terraço do flat e acaba tendo que voltar para sua cidade enquanto se recupera. De volta na casa da família, Louisa se surpreende ao ver as mudanças pelas quais todos passaram. Tentando tranquilizar os pais, ela aceita fazer parte de um grupo de terapia de luto, onde conhece Sam, um cara incrível que se revela ser um dos paramédicos que a socorreu no dia de sua queda. É nesse momento também que entra na vida de Louisa uma nova pessoa, que muda tudo para todos ligados a Will Traynor.

Esse livro foi mais uma daquelas continuações que eu sabia que ia comprar e ler, não só porque eu adorei o primeiro livro, mas também porque eu sempre termino uma série, não importa o quanto me custe (a paciência, dependendo da série). Então na época que lançou, eu não entendi o tanto de crítica negativa que li, como se não fosse bom saber o que aconteceu com Louisa depois da morte de Will. Peguei, li e já no início me desanimei. Não queria saber de outra história de personagem suicida, que é justamente o que Louisa parece que virou no início do livro. Continuei a ler, esperando ansiosa a reviravolta, afinal, não acreditava que a autora ia basear um livro todinho em uma personagem desmotivada com uma vida sem graça. E Deus, tenho que dizer, como Louisa Clarke me irritou nesse livro. Claro que o momento da vida dela é outro, e eu não esperava que ela fosse o raiozinho de sol que era com Will, mas caramba! Aí aqui entram todas essas reflexões que temos que fazer quando vemos uma pessoa passar por um período de luto, porque precisa-se entender para ajudar. Apesar dessa irritação, eu gostei muito por causa da profundidade do enredo, que acabou me deixando muito curiosa para ler Ainda sou eu. Recomendo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário