30 de jul. de 2018

198 livros: SOMÁLIA - Nômade (Ayaan Hirsi Ali)

O primeiro livro sorteado para o desafio é da SOMÁLIA. Para minha surpresa, eu já tinha ouvido falar de Ayaan Hirsi Ali, mas ainda não tinha lido nada dela. Tentei conseguir Infiel, seu primeiro livro, mas não achei então escolhi Nômade. Em Infiel, ela fala sobre sua infância e adolescência vivendo sob o rigor do islamismo, passando de país para país: Somália, onde nasceu, Arábia Saudita, Etiópia e Quênia até chegar na Holanda. Foi lá que Ayaan se tornou uma das principais críticas do islã e começou a defender o direito das mulheres.


Em Nômade, ela também fala sobre sua vida desde o nascimento, passando pela Holanda até chegar nos EUA, para onde foi em busca de uma vida nova, longe dos que passaram a ameaça-la de morte. Cada capítulo de seu livro é “dedicado” a um parente. Ela relata seu relacionamento com seu pai, sua mãe, sua avó, seu irmão, seus primos, e cada relato é de uma sensibilidade única. Ayaan fala de quando fugiu do casamento arranjado pelo seu pai, de como ficou sua vida após a família renegá-la quando ela renunciou ao islã depois do 11 de Setembro de 2001, e sua reconciliação anos mais tarde.

“As feministas do Ocidente devem transformar o drama da mulher muçulmana em sua própria causa.”

As melhores partes do livro são as opiniões e a visão de Ayaan sobre o feminismo e o cristianismo, os quais ela convoca para ajudar imigrantes muçulmanos a superar os mesmos obstáculos pelos quais ela passou em sua busca por nova vida no ocidente. Gostei muito deste livro e estou buscando agora Infiel, que parece, pelas resenhas que li, dar enfoque a mais detalhes de sua infância e adolescência.

Editora Companhia das Letras.
392 páginas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário