27 de jul. de 2018

Desafio 198 livros

No final de 2017, comecei a caçar os desafios literários que eu poderia participar encaixando os livros que ainda tinha para ler e decidir se ia manter na estante ou se ia doar/trocar. Dentre os vários que achei, o 198 livros foi o que mais me chamou atenção. Até esse momento, eu nunca havia parado para pensar na nacionalidade dos autores que eu leio, e percebi que, mesmo participando de vários desafios desde 2010 e lendo livros cujos temas não me apeteceram, eu sempre lia mais autores norte-americanos e ingleses, raros eram do continente africano ou de países orientais. 


O projeto me interessou e fui atrás para saber mais. O 198 livros foi criado pela Camila Navarro, do blog Viaggiando, que se inspirou na iniciativa de Ann Morgan, que leu 196 livros em um ano. Camila resolveu ler livros dos 193 países que fazem parte da ONU mais seus dois estados-observadores (Palestina e Vaticano), além de Kosovo, Taiwan e Saara Ocidental. 
Ela está nesse desafio desde 2013, já leu uma boa quantidade, e ano passado quando falei com ela, percebi o quanto este é um projeto empolgante. Então resolvi participar. Como já estava tendo que dar conta de 4 desafios literários, resolvi adotar o mesmo critério da Camila sobre o tempo de leitura e também criei os meus próprios critérios de seleção: 

a) não tem estipulação de tempo para ler o livro, até porque existem livros de países que eu nunca vi, mesmo depois de muita pesquisa, serem publicados no Brasil; 
b) quando não encontrar livros em português, vou dar prioridade para edições em inglês; 
c) não vou dar preferência a gênero; 
d) sempre que puder vou tentar ler livros físicos (minha vista cansa muito lendo ebooks); 
e) a cada três meses, sorteio três livros para ler seguidamente, até mesmo para facilitar a compra ou empréstimo, caso eu não tenha em casa o autor do país selecionado. O sorteio vai ser feito no site Sorteio Go, sempre excluindo os três países anteriormente selecionados. 

Como em julho minhas outras leituras já estavam completamente selecionadas, percebi que seria uma boa hora para começar esse desafio, e o sorteio dos meses de julho, agosto e setembro já foi feito. O primeiro livro da lista é da SOMÁLIA: Nômade, de Ayaan Hirsi Ali.

Nenhum comentário:

Postar um comentário