25 de mai. de 2018

Os últimos jedi (Jason Fry) – BL 2018


Título: Os últimos jedi
Autor: Jason Fry
Mês: Maio
Tema: Publicado em 2018
Editora Universo Geek, 352p.

Rey partiu em busca de Luke Skywalker. Em sua luta contra a tirania da Primeira Ordem, a Resistência precisa da ajuda do lendário jedi. O único problema é que Luke parece estar cansado de lutar. Enquanto Rey tenta fazer com que ele a treine, ela descobre muito mais do que o motivo de seu isolamento: ela nota que existe uma forte ligação entre ela e o jovem aprendiz de Snoke, Kylo Ren, e isso faz Rey perceber que o que ela imagina saber está longe da verdade. Longe deles, a Resistência continua lutando e se sacrificando para fugir da Primeira Ordem, e quando tudo parece perdido, uma ajuda surpreendente os ajuda a escapar novamente.

Pensa num livro para me deixar ansiosa. Primeiro, para começar a vender. Depois, para chegar na Saraiva. Comprei na pré-venda e a espera de dois meses quase me matou! Depois de tanta discussão sobre o ship Reylo (sim, eu sou dessa parte do fandom Star Wars), depois de tanto trecho lançado na internet, depois de tanta discussão e problematização sobre os vários aspectos das relações entre os personagens principais da história, foi um tremendo alívio quando eu pude finalmente ler o livro, que na verdade é a novelização do filme lançado ano passado.
Eu nunca havia lido nenhum livro do tipo de Star Wars, principalmente porque nunca tinha encontrado, e também porque depois da trilogia lançada no fim da década de 90 onde se explicava como Anakin Skywalker se tornou Darth Vader, o fandom se tornou muito agressivo. As críticas negativas sobre as atuações e a história em si foram muitas, o que eu acho totalmente injusto, por que os atores (principalmente Hayden Christensen) fizeram o melhor com o roteiro que colocaram nas mãos deles. Quando eu vi que o ódio se tornou muito grande, me afastei da saga e não procurei saber mais nada.
Quando lançaram o primeiro filme da nova trilogia em 2015, também vieram críticas muito fortes dos fãs mais puristas, principalmente daqueles que não acham justo um romance entre Rey e Kylo/Ben, ou porque preferem ela com outro par, ou porque odeiam Kylo/Ben. Até ver o filme do ano passado, muito detalhe havia simplesmente me escapado, e eu ainda não havia percebido que haveria romance entre eles (como, eu não sei, já que é um filme de Star Wars, tem que ter romance, dãããã), então as discussões das quais eu participei me fizeram perceber tudo isso e a ansiar por essa novelização.


Só digo que valeu muito a pena. Quando o filme tem sua origem no livro, às vezes não deixa nada a ver, às vezes sim, e outras fica uma adaptação excelente. No caso da novelização, mesmo sem poder comparar com outra experiência de mesma leitura, eu afirmo que NÃO DEIXOU NADA A DESEJAR. NADA. Pelo contrário, deu uma nova visão sobre Kylo/Ben, personagem que eu amo demais, e o mais bem construído nessa nova trilogia. Claro que existem cenas, como a luta na sala do trono, em que nenhuma descrição vai fazer jus à cena (poucas vezes uma cena de luta me deixou de olhos vidrados na tela, isso só aconteceu na Batalha de Hogwarts e na luta entre Anakin e Obi-Wan), mas até isso é uma coisa boa, porque se a novelização descreve uma das melhores cenas de luta de forma simples, ele compensa abordando mais as emoções dos personagens de uma maneira que só uma livro consegue. Eu AMEI esse livro. Muito mesmo. Completamente indicado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário