28 de mai. de 2018

Harry Potter e a criança amaldiçoada (John Tiffany e Jack Thorne) – BL 2018


Título: Harry Potter e a criança amaldiçoada
Autores: John Tiffany e Jack Thorne
Mês: Maio
Tema: Livro vencedor de algum prêmio
Editora Rocco, 352p.

Dezenove anos depois da Batalha de Hogwarts e da derrota de Voldemort, Harry e Gina são casados e tem três filhos. Alvo, seu filho do meio, como qualquer iniciante (mais ainda por ser filho de quem é), tem medo de ser selecionado para a Sonserina. Eis que acontece o improvável. Além disso, seu melhor amigo é Escórpio Malfoy, filho de Draco. As coisas se complicam quando um novo vira-tempo é recuperado mas não destruído, o que leva Amos Diggory a pedir para Harry usar o objeto para trazer seu filho Cedrico, morto há mais de 20 anos, de volta a vida. Longe de ser um garoto popular em Hogwarts, Alvo também tem sua relação com seu pai estremecida. O menino então acha que pode ajudar Amos e rouba o vira-tempo. Junto a Escórpio, os dois se metem em muita confusão, ao mesmo tempo em que Harry sente que as trevas estão se aproximando novamente.

Esse livro ficou guardado na estante por um bom tempo até eu me animar a ler. Sim, é Harry Potter, sim, eu vi que ganhou o prêmio de Melhor livro da fantasia de 2016 do Goodreads (eu sempre vou no site atrás de dicas), sim, a peça foi um sucesso em Londres, mas como eu via as pessoas falando que Rowling havia perdido a mão, que a história não tinha muito nexo, então acabei deixando de lado. Não me preocupei com spoiler vazado, eu queria mesmo saber se valia a pena. Então peguei para ler e sim, vale. Bastante. O problema todo, eu descobri, é que quiseram passar essa história como parte do cânone, quando deveriam fazer dela uma sequência criada por fã (que é como eu defino esse tipo de história). Importante ressaltar: esse é o roteiro em si da peça, não a história reescrita em forma de romance (ou novelização).
Uma coisa que eu amei neste livro: o destaque emocional que deram a história, ao invés de focar nos componentes mágicos. Principalmente, gostei da forma como todo o enredo gira em torno da morte de Cedrico Diggory (o campeão da Lufa-Lufa no Torneio Tribruxo que competiu com Harry e a primeira vítima inocente do retorno de Voldemort). Além disso, ver a relação de Rony e Hermione, sua filha Rosa, ver Draco mais centrado, ver Snape e McGonagall novamente, isso tudo deu uma sensação de completa nostalgia *suspirando* Para uma fã de Harry Potter, ler esse livro foi uma maravilha. Completamente recomendado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário