18 de mai. de 2018

Belgravia (Julian Fellowes) – DLL 2018


Título: Belgravia
Autor: Julian Fellowes
Mês: Maio
Tema: Um livro de autor inglês
Editora Inrínseca, 368p.

A data é junho de 1815. Às vésperas da Batalha de Waterloo, a duquesa de Richmond resolve oferecer em Bruxelas um baile em homenagem ao duque de Wellington, que comandaria as tropas britânicas contra Napoleão. James Trenchard, um rico comerciante que fornece mantimentos para o exército, é convidado para o baile. Homem trabalhador e honesto, cujo defeito maior é querer cada vez mais ascender socialmente, James aprova o romance da filha Sophia com o rico Edmund Bellasis, um jovem herdeiro de uma das famílias mais importantes da Inglaterra (por isso o romance dos dois não era adequado) mas a convocação antecipada para a batalha faz com que os dois se separem. Tempos depois Sophia descobre que ele está morto, e que ela foi enganada e agora está grávida. Os pais tomam todas as providências para esconder o fato, mas Sophia morre no parto.
25 anos depois, o neto bastardo que os Trenchard deram para adoção se revela um jovem promissor e educado, com todas as boas qualidades que eles poderiam desejar. Anne Trenchard fica com pena da mãe de Edmund, lady Caroline Brockenhurst, e conta sobre o neto. A partir daí, começa uma corrida contra o tempo, porque James sabe das consequências sociais para sua família se o escândalo vier a tona, e Caroline só quer saber de manter o neto por perto, enquanto ambos não fazem ideia das pessoas que querem derrubá-los e vão fazer de tudo para descobrir o segredo que ambas as famílias escondem.

Esse livro foi só mais uma das surpresas desse desafio. Encontrei por acaso enquanto pesquisava livros sobre Downton Abbey (Jullian Fellowes é o criador da série), e apesar de querer ler, ainda estava na dúvida se seria bom. Foi uma leitura muito envolvente, que eu só larguei mesmo nos momentos em que cabeceava de sono, porque não queria parar. As traições, os espiões, as maquinações dos personagens para conseguirem seus objetivos, tudo isso prende a atenção. Eu fiquei louca para saber o fim de John e não consegui deixar de sentir empatia por Oliver. No início, não gostei de lady Caroline, mas não dá para negar que ela lembrou a condessa viúva Violet Crawley, pelo nível de determinação pessoal da mulher. Um livro excelente recomendado para todos que adoram um bom romance com intrigas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário