25 de dez. de 2024

Zé Carioca 70 anos I – DAL 2024

 


Título: Zé Carioca 70 anos I
Mês: Dezembro
Tema: Letra Z
Editora Abril, 304p.

Sinopse: Todas as tiras de jornal do Zé Carioca produzidas nos EUA entre 1942 e 1944. 

Publicado em 2012, eram somente os volumes I e II dessa edição comemorativa do Zé Carioca que faltavam para completar a minha coleção dos Temáticos Disney, uma das últimas lançadas pela editora Abril. As histórias são antigas, as primeiras produzidas. Dá para notar as diferenças nos traços de acordo com as décadas, existe essa divisão nas histórias. Eu gostei muito. Leitura leve ótima para terminar o ano.

23 de dez. de 2024

A year in the life ir the duchess (Ian Lloyd) – DAL 2024

 


Título: A year in the life ir the duchess Autor: Ian Lloyd
Mês: Dezembro
Tema: Letra Y
Editora Carlton Books, 128p.

O casamento foi anunciado no meio do ano de 2010. O casamento foi um ano depois. Pouco tempo depois, William e Kate saíram em turnê. Mesmo que as pessoas já tivessem tido uma pequena visão de como a futura rainha da Inglaterra se sairia em compromissos oficiais, a turnê do Canadá foi a primeira vez que se pode ver se que forma Catherine, Duquesa de Cambridge, se portaria. E o resultado: muito positivo. Esse livro traz um vislumbre de como foi o primeiro ano da vida de William e Catherine como atuantes em tempo integral da família real britânica.

Um livro pequeno, lotado de imagens do primeiro ano de casados de William e Kate. Um casamento muito antecipado, porque obviamente tudo que se refere aos filhos da princesa Diana as pessoas tem interesse. Mais do que isso, todos queriam ver com que mulher o herdeiro do trono britânico casaria e como ela lidaria com a obrigação da realeza. Eu acompanhei os vídeos da primeira turnê deles, por curiosidade na época, e esse livro é um mero resumo dos vários documentários que saíram então. Leitura leve e informativa para os curiosos sobre a realeza britânica.

20 de dez. de 2024

O Natal de tempestades e bonança (Elizabeth Gaskell) – DLL 2024



Título: O Natal de tempestades e bonança
Autora: Elizabeth Gaskell
Mês: Dezembro
Tema: Um livro sobre o Natal
Editora Avra Traduções, 35p.

Sinopse: Duas famílias moram lado a lado, em um sobrado geminado. Os patriarcas dessas famílias são donos de dois jornais rivais em um cidade qualquer. O que eles não esperavam é que o Natal pudesse os aproximar de maneira um tanto inesperada.

Um ebook muito pequeno com uma história bem simples. Apesar disso, a narrativa é bem desenvolvida, com o intuito de mostrar a necessidade de ser caridoso. E qual é a melhor época para se exercer essa qualidade humana? Um livro delicado, excelente pedida pra terminar o ano.

18 de dez. de 2024

Loving Reaper (Jenny Jinya) – DLL 2024

 


Título: Loving Reaper: o amigo ceifador
Autora: Jenny Jinya
Mês: Dezembro 
Tema: Um livro com animal como protagonista 
Editora Inside Books, 224p.

Sinopse: Um dos webtoons mais famosos da atualidade, Loving Reaper: o amigo Ceifador é uma verdadeira declaração de amor aos nossos filhos de quatro patas.
De maneira sensível, essa HQ mostra como muitos animais ainda são abandonados por seus tutores, e demais humanos aos quais eles sempre deram amor incondicional, e a tristeza que gera essa falta de reciprocidade, recebendo conforto pelas mãos do sombrio e ao mesmo tempo amoroso amigo Ceifador.
Uma das HQs mais emocionantes já escritas, Loving Reaper: o amigo Ceifador certamente levará às lágrimas aqueles que amam incondicionalmente seus animais de estimação e fará com que nunca mais consiga ver “seu melhor amigo” da mesma maneira.

Eu sabia que ia chorar lendo essa publicação, mas não sabia que seria muito. De soluçar. A autora relata, através de pequenas histórias em quadrinhos, a realidade dos animais nos dias atuais. Abandono, falta de cuidado, resgates, a vida em cativeiro e a destruição dos seus habitats pela ação do homem. De maneira tocante e bonita, essa webtoon faz com que nós percebamos o que estamos fazendo com a natureza e com os animais, e talvez mude a nossa percepção.

16 de dez. de 2024

O imaginário em As crônicas de Nárnia (Glauco Magalhães Filho) – DLL 2024


Título: O imaginário em As Crônicas de Nárnia
Autor: Glauco Magalhães Filho
Mês: Dezembro
Tema: Um livro que tenha prefácio
Editora Mundo Cristão, 176p.

Sinopse: É impossível assistir a boa parte das cenas da superprodução O leão, a feiticeira e o guarda-roupa, lançado nos cinemas do mundo todo em 2005, sem se impressionar com os personagens fantásticos, os efeitos especiais e as imagens maravilhosas geradas por computador. Mas existe algo mais nessa grande aventura, especialmente para o público cristão: um desafio intelectual e espiritual que "O imaginário em As crônicas de Nárnia", de Glauco Barreira Magalhães Filho, ajuda a desvendar.
Fascinado por mitologias, Lewis, tal como o amigo de academia, também cristão, J.R.R. Tolkien (autor da trilogia O senhor dos anéis), quebrou os últimos grilhões da imaginação ao criar o universo metafórico de Nárnia, na década de 1950. Feiticeiras, ogros, crianças, animais falantes, Lewis lançou mão de elementos que se vêem com frequência nos livros de fábulas, mas agora para falar dos valores cristãos. Ele sabia do papel fundamental do imaginário para compreender o que não podemos assimilar apenas pela razão.
E é isso que Glauco Magalhães Filho nos mostra: a imaginação nos ajuda a compreender a obra sobrenatural - mágica, fantástica - que Deus vem fazendo na História. 

Eu não sou muito chegada a livros de análise religiosa, mas esse livro, apesar de parecer que não trata disso por conta do título, fala muito sobre esse assunto. De uma forma bastante acessível, o que me fez aproveitar a leitura mais. Até porquê falar sobre As crônicas de Nárnia e não falar sobre a Bíblia é impossível. O autor não enrola, ele é bastante claro expondo suas ideias, o que ajuda muito a você não se entediar (se não gosta de livros que analisam a Bíblia). Recomendado.

20 de nov. de 2024

Well-read women (Samantha Hahn) – DAL 2024




Título: Well-read women: portraits of fiction’s most beloved heroines
Autora: Samantha Hahn
Mês: Novembro 
Tema: Letra W
Editora Chronicle Books, 111p. 

Sinopse: Literature's most legendary female characters, illustrated here in all their captivating beauty.

O livro é uma gracinha, esse tipo de publicação que serve mais para decorar a estante do que outra coisa. As ilustrações são bonitas e os quotes já podem ser bastante conhecidos, dependendo de quais obras vc já leu. Leitura leve, boa para chegar no fim do ano.

18 de nov. de 2024

Van Gogh drawings – DAL 2024

 


Título: Van Gogh drawings: 44 plates 
Mês: Novembro 
Tema: Letra V 
Editora Dover, 48p.

Essas são ilustrações que mostram a carreira de Van Gogh. Reproduções da vida comum, desenhos que serviram de estudos para suas grandes obras, imagens que mostram a vida que ele levou e as pessoas que encontrou.

Um livro pequeno e muito bom, que traz não só os esboços do que seriam as futuras grandes obras de Van Gogh, mas também explicações sobre as imagens. O único problema mesmo é que o livro é curto demais. Recomendo.

13 de nov. de 2024

O caso do marquês desaparecido (Nancy Springer) - DLL 2024


Título: O caso do marquês desaparecido
Autora: Nancy Springer
Mês: Novembro
Tema: Uma história que se passa em lugar que quer visitar
Editora Novo Século, 192p.

Sinopse: Quando Enola Holmes, irmã do grande detetive Sherlock Holmes, descobre que sua mãe desapareceu, ela rapidamente sai a sua procura. Disfarçando-se de viúva, Enola embarca em uma jornada para Londres, sem saber o que poderá acontecer. Ao chegar na cidade ela adota uma série de disfarces, mas acaba se envolvendo no caso de um jovem marquês desaparecido. Em uma época em que as mulheres eram subestimadas, a solitária adolescente inglesa é ameaçada por vilões que procuravam pelo tal nobre, e, além de ter que fugir desses malfeitores, ela precisa também despistar seus espertos irmãos. Em meio a tantos perigos e mistérios, será que Enola conseguirá descobrir as pistas necessárias para encontrar sua mãe?

É estranho começar falando desse livro pela parte final, mas eu vou fazer isso assim mesmo. Quando cheguei no fim do livro, me surpreendi com os vários momentos em que Enola simplesmente não é identificada pelo próprio irmão, o grande Sherlock Holmes, enquanto ela está praticamente debaixo do nariz dele. Foi uma leitura rápida e divertida, que me surpreendeu positivamente pelo fato de não me fazer ter vontade de largar e continuar outra hora. Recomendo.

11 de nov. de 2024

Os diários de D. Pedro II no Egito (Julio Gralha) – DLL 2024


 

Título: Os diários de D. Pedro II no Egito
Autor: Julio Gralha
Mês: Novembro
Tema: Livro com nome de cidade/país/região no título
Editora LVM, 191p.

D. Pedro II foi um homem muito inteligente, culto, curioso sobre as coisas do mundo. Apaixonado pelo Egito, ele faleceu algumas décadas antes de Howard Carter fazer a maior descoberta arqueológica do século XX. No entanto, o passado que os arqueólogos já haviam descortinado sobre a história do Egito na época em que D. Pedro II viveu não era pouca coisa, e o imperador teve a chance de visitar os mais importantes locais, relatando tudo que viu em um diário.

Eu estava louca atrás desse livro desde o ano passado, depois de fazer o curso da USP sobre Arqueologia no Egito. Eu adorei que o autor transcreveu exatamente nas palavras do imperador tudo que viu no Egito, trazendo logo após explicações sobre os locais, pessoas e monumentos, que facilitam a leitura (temos que ter em mente a linguagem erudita do imperador que para alguns pode ser difícil de entender). Uma das melhores leituras do ano, sem dúvida.

4 de nov. de 2024

The discovery of Tutankhamun’s tomb (Howard Carter) – DLL 2024



Título: The discovery of Tutankhamun's tomb
Autor: Howard Carter
Mês: Novembro
Tema: Ebook
Editora e-art now, 291p.

I was struck dumb with amazement, and when Lord Carnarvon, unable to stand the suspense any longer, inquired anxiously, “Can you see anything ?” it was all I could do to get out the words, “Yes, wonderful things.”

Cada descoberta arqueológica merece notícia e agradecimento, mas a descoberta da tumba de Tutankamon, faraó da 18 dinastia, intacta, com todos os objetos e a própria múmia, nunca antes manuseados, foi um grande momento para a arqueologia mundial. Nesse livro, Howard Carter descreve o antes e depois desse momento único, as dificuldades, os benefícios, o próprio trabalho de escavação, catalogação e remanejamento dos objetos.

It was a thrilling moment for an excavator. Alone, save for my native workmen, I found myself, after years of comparatively unproductive labour, on the threshold of what might prove to be a magnificent discovery. Anything, literally anything, might lie beyond that passage, and it needed all my self-control to keep from breaking down the doorway, and investigating then and there.

Nada mais apropriado que postar essa resenha no dia de hoje, quando a descoberta da tumba de Tutankamon completa 102 anos. Esse ebook é uma maravilha. 
Ele oferece, de maneira bem simples e resumida, a descrição da descoberta da tumba de Tutankamon. Todas as escavações feitas antes que levaram ao momento da descoberta, a primeira descoberta da escada que leva a tumba, a primeira visualização dos tesouros na antecâmara, a conscientização do enorme trabalho que ele e sua equipe tinham pela frente no que diz respeito a catalogação dos objetos encontrados, a notícia para a imprensa e como Carter precisou lidar com essa atenção, tanto para poder continuar seu trabalho sem interrupção ou atraso quanto para preservação do site arqueológico. A parte que faltou foi a descoberta do sarcófago, o ebook termina justamente nesse momento. Ele também traz uma descrição, junto a fotos, de alguns objetos encontrados. Amei a leitura, apropriada para o mês em que se completam 102 anos dessa descoberta.

23 de out. de 2024

O último vôo das borboletas (Kan Takahama) – DAL 2024


 

Título: O último vôo das borboletas
Autora: Kan Takahama
Mês: Outubro
Tema: Letra U
Editora Pipoca & Nanquim, 168p.

Sinopse: A premiada autora de mangás Kan Takahama nos traz um recorte singular de um momento turbulento do Japão, quando se encerrava a Era Edo e se iniciava a Era Meiji, com as forças do xogunato recuando e as fronteiras do país começando a se abrir para negócios com nações estrangeiras. É nesse panorama de grandes mudanças que acompanhamos a história de Kichou, uma tayu, prostituta de alta classe que se encontra no topo da hierarquia do bordel onde oferece seus serviços. Vivendo dia após dia como a profissional do ramo mais cobiçada de seu bairro, ela não vê problema algum em ter que atender clientes de qualquer nacionalidade. Até que sua vida se cruza com a de um homem que padece de uma grave doença — e a existência de ambos começa a tecer a mais secreta história de amor e morte. Uma trama com passagens ao mesmo tempo ásperas e cruéis, mas que também evoca uma beleza indelével, despertando um tipo de fascinação que só poderia ser causada pelo talento e sutileza de sua criadora. Mangá em volume único com acabamento luxuoso, com 172 páginas em papel lux cream de alta gramatura, sobrecapa com verniz de alto relevo, capa impressa em cor metalizada, marcador de páginas exclusivo, posfácio da autora e glossário explicativo da edição nacional.

Eu não estava esperando absolutamente nada dessa hq quando pequei pra ler. Na realidade, só estava na minha lista porque a autora é premiada, então me deixou curiosa. A história mostra um panorama pequeno da história do Japão (quando as fronteiras do país começam a se abrir para influência e negócios estrangeiros), focando mais na vida de Kichou. A arte é muito bonita, e a edição é bem caprichada, como toda publicação da Pipoca & Nanquim. Valeu a leitura para conhecer o trabalho da ilustradora.

21 de out. de 2024

Teogonia (Hesíodo) – DAL 2024



Título: Teogonia: a origem dos deuses
Autor: Hesíodo
Mês: Outubro
Tema: Letra T
Editora Iluminuras, 160p. 

Sinopse: Hesíodo (VIII-VII a.C.), junto com Homero, é o mais antigo poeta grego cujas obras chegaram a nós. Esse livro se compõe da tradução integral da Teogonia de Hesíodo e do ensaio de Jaa Torrano, no qual esse poema é estudado como um documento do pensamento religioso grego. Edição revisada e acrescida do original grego.

A linguagem é um pouco difícil de acompanhar para o iniciante em textos épicos, mas se é um assunto que interesse, vale muito a pena. Eu comprei essa edição específica (há tempos atrás) porque ela tem o poema em grego junto com a tradução em português. Muito recomendado.

18 de out. de 2024

A odisseia de um escritor (Chris Colfer) – DLL 2024


Título:
A odisseia de um escritor
Autor: Chris Colfer
Mês: Outubro
Tema: Um livro de um autor que não lê faz tempo
Editora Benvirá, 376p.

O Homen Mascarado conseguiu e agora domina a Terra de Histórias. Ele só não contava que todos os reis e rainhas pudessem ser resgatados e agora todos os vilões estão contra ele. Quando uma bruxa aparece no caminho de seus antes aliados (agora inimigos) oferecendo uma visão do mundo real com todas as suas possibilidades, ele descobre que tem um filho perdido e já pensa em como fazer uso desse conhecimento. Enquanto isso, Alex e Corner estão num pula-pula entre histórias, entrando e saindo das aventuras escritas por Corner em busca de novos aliados para sua luta contra o Homem Mascarado sem ter ideia do que está acontecendo no mundo de fantasia. Quando tudo parece estar se organizando, Corner descobre que algo muito ruim aconteceu com sua irmã.

Faz um tempo que eu li o livro anterior dessa série, então quando comecei este volume, fiquei meio perdida. A medida que fui lendo, consegui lembrar de certos personagens e de suspeitas que tive ao ler o livro anterior, mas que agora foram totalmente descartadas.
O final desse livro me fez pensar imediatamente no final de Harry Potter e o enigma do príncipe, quando você sente que a história chegou em um ponto que tudo que vem pela frente são problemas e mortes antes que a situação se resolva para o bem. Eu gostei muito e estou bem ansiosa para ver de que forma tudo se conclui. Recomendado.

16 de out. de 2024

Turma da Mônica Jovem Luz, gatos e confusão (Maurício de Souza) – DLL 2024


Título: Turma da Mônica Jovem: Luz gatos e confusão
Autor: Maurício de Souza
Mês: Outubro
Tema: Um livro nacional
Editora Milk Shakespeare, 96p.

Gatos e afins narra a tentativa de Magali de fazer com que seu pai não se desfaça dos filhotes de Mingau e Aveia. Para tentar ganhar algum dinheiro e ajudar no gasto com os animais, ela monta um café com gatos, mas a coisa toda sai do controle.
Em Luz, câmera, Cascão!, a turma está filmando um curta metragem para um festival. Cascão tem uma ideia bastante diferente de Cebola para o filme, e ninguém dá ouvido as suas ideias, até que eles começam a se assustar com coisas estranhas acontecendo ao seu redor. 
Em Batalha de quitutes, Quim anda meio para baixo achando que não serve para nada. Quando Carmem resolve montar um concurso de culinária para decidir quem vai fazer o buffet de sua festa, o namorado de Magali vê nisso uma ótima chance para mostrar que ele é bom em alguma coisa.

Mais um livrinho da turma da Mônica Jovem que podia muito bem ser uma história em quadrinhos. Leitura leve e bem rápida, própria para fãs de Mônica e sua turma. Indicado.

14 de out. de 2024

Memórias da princesa (Carrie Fisher) – DLL 2024

 


Título: Memórias da princesa
Autora: Carrie Fisher
Mês: Outubro
Tema: História narrada por mulher
Editora Best Seller, 224p.

Sinopse: Um relato íntimo e revelador de Carrie Fisher, a Princesa Leia de Star Wars. Carrie Fisher era uma jovem atriz iniciante quando foi chamada por George Lucas para interpretar o papel que mudaria sua vida: a Princesa Leia, de Star Wars. Inexperiente, Carrie se viu imersa em um ambiente pouco acolhedor, e buscou refúgio em diários que mantinha ao longo das gravações dos filmes. Em “Memórias da princesa: Os diários de Carrie Fisher”, a atriz conta seus melhores e piores momentos ao longo das filmagens de Star Wars e a relação que mantinha com os colegas de trabalho, além de trazer detalhes inéditos sobre sua vida pessoal e sobre como o filme mudou completamente seu modo de viver. 

 No início, quando Star Wars se tornou um verdadeiro fenômeno, nenhum de nós sabia como ser famoso. 

Uma biografia muito boa, bem diferente de várias outras que li. O fato de ter sido escrita pela própria Carrie, com relatos tirados dos diários escritos por ela no início de sua carreira, é o que chama atenção. O tom da narrativa é ácido e depreciativo, quase como se o leitor estivesse ouvindo a voz da própria Carrie. Na verdade, ela não fala de sua vida de forma linear (começando de sua infância até o momento atual), mas já começa falando de sua juventude prestes a começar a carreira. Depois de ler as partes sobre o romance com Harrison (uma coisa que todo fã sabia mas não podia dar uma certeza exata) e o que o furor que Star Wars causou na vida da atriz, entendi porque nem ele nem ela nunca foram tão diretos sobre isso. As minhas partes favoritas são: a descrição do momento em que surgiu o penteado icônico da Princesa Leia e sua visão sobre os fãs da saga. Adorei.

25 de set. de 2024

Star Wars From a certain point of view – DAL 2024


 

Título: Star Wars From a certain point of view
Mês: Setembro
Tema: Letra S
Editora Del Rey, 400p.

The sound was incredible. They turned toward it in awe and dread, a deadening of air that pulled all noise from around them before a tremendous blast like lightning rent the air. Bail yanked her into his arms, squeezing her as light blinded them, a ring of white that grew from the horizon, spreading fast, bringing trees, beasts, and rocks with it. [...] 
“She lives.” He kissed her forehead, leaving his lips there as the palace shook under them and the beams holding the balcony aloft screamed and gave. [...]
“She lives,” Bail said once more.
Breha closed her eyes. “I know.” [...]

Sinopse: Forty years. Forty stories. In honor of the fortieth anniversary of Star Wars: A New Hope, this collection features Star Wars stories by bestselling authors, trendsetting artists, and treasured voices from Star Wars literary history. More than forty authors have lent their unique vision to forty “scenes,” each retelling a different moment from the original Star Wars film, but with a twist: Every scene is told from the point of view of a background character. Whether it’s the X-wing pilots who helped Luke destroy the Death Star or the stormtroopers who never quite could find the droids they were looking for, Star Wars: From a Certain Point of View places the classic movie in a whole new perspective, and celebrates the influence and legacy of the unparalleled cultural phenomenon, Star Wars. 

He reached the rocks, and then he stopped.
He felt it again.
It wasn’t a droid. Nor was it one of the Empire’s ships.
He reached out again.
It wasn’t even for him.
And then it shifted, and it was for him. [...]
It was Obi-Wan.
Yoda leaned against the stones and smiled. Their exile had been too long and too lonely. But had the two ofthem remained together,the Empire would surely have found them. And there was the other Skywalker to watch over—impetuous, headstrong, unruly, inattentive. He needed Obi-Wan’s eye on him. Unlike the other, whose strength and will and clarity showed all the markings of a great Jedi.

Isso significa que Yoda queria treinar Leia? Eu ouvi essa teoria no fandom.
Esse foi o ebook de 400 páginas que eu li mais rápido na minha vida. Como eu não suporto e-books de mais de 100 páginas, prefiro mil vezes o livro físico, isso não é pouca coisa. Esse é o poder de Star Wars.
De todas as histórias, as minhas favoritas são sobre a captura da princesa Leia, sobre a destruição de Alderaan do ponto de vista de Bail e Breha e sobre Yoda sentindo o resultado do encontro entre Vader e Kenobi.

And then, another vibration came—and this one, too, was familiar. This one was hard and strong, and it pulsed fiercely. In its rhythm it carried… arrogance. In its rhythm, it carried darkness.
And in its rhythm, it carried—this was the first that Yoda had ever noticed it—a terrible, angry, despairing loneliness.
Loneliness!
It was Anakin…or what had become of him. And he was in pain. And the remedy he used to soothe himself was pain—the pain of both others and himself. Yoda brought his hand to the center of his chest.
Then the two vibrations met, and their pulses fought across the back of the Force.

O conto sobre Alderaan no momento da destruição é simplesmente devastador, não nego que chorei ao imaginar. E o sobre Yoda sentindo a solidão de Anakin…. Eu acho incrível que todos os autores souberam captar o tom de cada acontecimento, mesmo quando tal acontecimento nós vimos pouco ou nada nos filmes (ex. a destruição do planeta do ponto de vista dos habitantes). Eu não imaginava que ia gostar tanto assim, mas adorei. Um ebook completamente indicado.

23 de set. de 2024

Red’s untold tale (Wendy Toliver) – DAL 2024

 


Título: Red’s untold tale
Autora: Wendy Toliver
Mês: Setembro
Tema: Letra R
Editora Titan Books, 416p.

Red é uma garota de 16 anos que mora com a avó, ajudando a senhora em seu negócio de assados, vendendo de porta em porta. No meio disso, ela tenta manter seu romance com Peter, mas quando chega o Wolfstime (tempo do lobo), ela precisa fazer o que todo mundo da vila faz: entrar em casa e trancar as portas. Sofrendo com sonhos que não consegue explicar, flashbacks do seu 13º an (quando recebeu sua capa e o apelido de "Red"), e tentando controlar seu temperamento explosivo, Red descobre que sua mãe também tinha os mesmos sonhos do Wolfstime. Essa descoberta leva a jovem a ter uma percepção maior sobre sua vida, magia e seus sonhos.

Only when you refuse to be a victim of fear will you know your true power. 

Eu me lembro vagamente dessa personagem na série Once upon a time e se estou correta, os acontecimentos em torno dela são muito tristes. Foi uma das personagens de contos de fadas melhor adaptadas na série que eu amei, com uma das melhores versões da Chapeuzinho Vermelho e o Lobo Mau. O livro fala um pouco mais sobre ela e sua história e os sonhos de lobo. Adorei e recomendo.

20 de set. de 2024

E não sobrou nenhum (Pascal Davoz) – DLL 2024


 

Título: E não sobrou nenhum
Autor: Pascal Davoz
Mês: Setembro
Tema: Um suspense
Editora Globo Clube, 80p.

Em uma antiga propriedade de um milionário norte-americano, dez pessoas são convidadas a senhora reunirem sob falsos pretextos. Sem nunca terem se conhecido e sem nada em comum, eles aproveitam do luxo e da diversão até que o anfitrião apareça. Só que durante essa espera, um dos hóspedes aparece morto. A partir daí, outras mortes se seguem, fazendo alusão a um poema estranho e a dez soldadinhos de porcelana que são quebrados a medida que as pessoas vão morrendo…

Eu amei essa Hq. O livro propriamente dito ainda não li, mas a Hq é muito boa. As ilustrações trazem cores vivas, e no decorrer da história eu fiquei tentando me lembrar onde eu já tinha lido uma outra adaptação dessa mesma história. Apesar de não achar tão misterioso assim, o enredo conseguiu me chamar atenção e eu não consegui descobrir o culpado (para variar). Recomendo.

18 de set. de 2024

A mansão Hollow (Agatha Christie) – DLL 2024


 

Título: A mansão Hollow
Autora: Agatha Christie 
Mês: Setembro
Tema: Um livro contido em uma lista literária
Editora HarperCollins Brasil, 256 p.

Dois casais, mais alguns amigos, resolvem se reunir na Mansão Hollow para um fim de semana de diversão. Mas tudo acaba quando um dos convidados acaba sendo assassinado. O problema é que para Hércules Poirot, a cena do crime parece um tanto falsa. A polícia acha que tem todos os dados na mão para resolver, mas um ou outro elemento faz eles questionarem tudo de novo.

Mais uma história de Agatha Christie que eu consegui descobrir o assassino antes do final (e até a razão só crime), mas os envolvidos em torno da história me deixaram surpresa. O engraçado foi que eu vi uma propaganda de mais uma adaptação dos livros dela com o Kenneth Branagh como Poirot e nos comentários todo mundo dizia que não tinha nada a ver com o livro e quem era o criminoso, e não sei pq isso ficou na minha cabeça, porque nem a propaganda nem os comentários diziam que era uma adaptação desse livro (até agora não sei se é, pq o título do filme é diferente). O fato o assassino na adaptação ficou na minha cabeça e eu achei que era o assassino em Mansão Hollow também. Eu gostei bastante desse, apesar de quase ter desistido, porque achei o início bem arrastado. Só fica interessante a partir do crime. Recomendo.

16 de set. de 2024

Moby Dick – DLL 2024

 


Título: Moby Dick
Mês: Setembro
Tema: Um livro que quer ler há mais de 2 anos
Editora Panini Comics, 98p.

Sinopse: Uma fascinante releitura do romance de Herman Melville estrelada pelos Patos Disney. Depois de ter seu navio destroçado e sua moedinha da sorte levada pela gigantesca baleia branca, Tio Patinhas (Capitão Quakhab) lança-se ao mar em busca de vingança. Para tanto, ele conta com uma tripulação corajosa e... mais ou menos competente formada por Donald, Peninha, Pardal, Gansolino, Huguinho, Zezinho e Luisinho, além de alguns tipinhos suspeitos. Este é o terceiro volume da coleção Graphic Disney, e inclui atrações extras como esboços, aquarelas e uma entrevista com os criadores.

Um dos primeiros lançamentos da coleção Graphic Disney da Panini que eu queria ler. No mês em que Herman Melville faleceu, pareceu uma boa ler mais uma adaptação de eu clássico sobre a baleia caçadora de barcos. A história de Moby Dick me fascina desde pequena, mesmo antes que eu lesse o livro pela primeira vez. A edição é de um primor absoluto, as cores são vivas, e as ilustrações refletem bem o tom de ação e desespero da história (mesmo tenho o toque de comédia, porque, Disney). O volume ainda traz o processo de escrita da história pelos artistas Francesco Artibani e Paolo Mottura (que é engraçada, diga-se de passagem) com fotos e imagens. Adorei.

28 de ago. de 2024

Quem traiu Anne Frank? (Rosemary Frank) – DAL 2024

 


Título: Quem traiu Anne Frank? 
Autora: Rosemary Sullivan
Mês: Agosto 
Tema: Letra Q 
Editora HarperCollins Brasil, 379p. 

  Otto sabia que sua filha era um símbolo dos milhões de pessoas — tanto judias quanto não judias — que tinham sido assassinadas. O diário dela e o Anexo Secreto permaneciam em sua mente como um alerta do passado e uma fonte de esperança. 

O diário de Anne Frank é um dos livros mais famosos do mundo. A história da menina cheia de sonhos que passou dois anos escondida junto com sua família e alguns conhecidos só para ser descoberta perto do fim da guerra e mandada para campos de concentração. Com a fama do diário, a busca pelo delator dos ocupantes do Anexo acabou sendo deixado de lado, mas Otto Frank foi atrás de tentar descobrir. A equipe investigativa que resolveu elucidar esse mistério chegou a uma opção muito plausível, e nesse livro eles contam a história, do início ao fim, para descobrir quem traiu Anne Frank.

As pessoas que eu tirei dos esconderijos não me deixaram qualquer impressão. Seria diferente se fosse um homem como o general De Gaulle ou algum membro importante da resistência. Uma coisa assim a gente não esquece. Se eu não estivesse de plantão na hora em que meu colega recebeu um telefonema [...] jamais teria tido contato com a tal de Anne Frank. [...]

Essas foram as palavras de Karl Josef Silberbauer, um sargento da conhecida “unidade de caça aos judeus” na Holanda, para um jornalista investigativo sobre a descoberta de Anne e de todos que estavam escondidos no Anexo.
Foi ele quem recebeu a denúncia de que haviam judeus escondidos no prédio 263 da Prinsengracht e foi averiguar. Mas a história que esse livro conta vai muito além do dia 04 de agosto de 1944. Vai muito para trás também.
A primeira parte do livro fala sobre as pessoas escondidas, a escrita do diário, a relação com Miep, Kleiman, Kugler e Bep (que ajudaram a alimentar e manter as pessoas no Anexo), a descoberta do esconderijos, a prisão, a ida para os campos de concentração e a volta de Otto e sua descoberta de que era o único sobrevivente do Anexo.
A segunda parte já fala da investigação, de como Pieter van Twisk, Thijs Bayens e Vincent Pankoke se conheceram e começaram a trabalhar. O livro aborda a questão de saber se esse projeto valia a pena começar, a coleta de material (em quantidade imensa e desorganizada), as consultas com vários especialistas, as teorias sobre os prováveis culpados (alguns conhecidos de Otto, outros não), o papel e a visão do próprio Otto sobre o delator (que foi o que mais me surpreendeu) até se chegar na pessoa certa. 

Vince tem o cuidado de dizer que não houve um momento “eureca” que encerrasse a investigação; [...] Por mais que a equipe esteja confiante com relação à conclusão, não houve alegria na descoberta. Mais tarde, Vince diria que se viu dominado por “um peso de grande tristeza” que permaneceu com ele.

O engraçado é que essa também foi a sensação que eu tive ao terminar de ler. Depois de tantos prováveis suspeitos, os motivos que poderiam fazer com que essas pessoas descobrissem e falassem sobre o esconderijo e a invalidez dessas suposições, é como se a história fosse uma grande corrida (os suspeitos) que acaba dando umas paradas no meio do caminho (o descarte das possibilidades) para se chegar no ponto final (o delator), mas não existe prazer nessa descoberta, simplesmente por conta de quem foi a pessoa e qual seu objetivo, que no fim das contas, foi o mesmo de Otto Frank: salvar a própria família. Não é uma desculpa, mas uma constatação. É como está no livro, um lembrete para que nada seja esquecido:

As escolhas de Arnold van den Bergh foram mortais, mas, em última instância, ele não foi responsável pela morte dos residentes do número 263 da Prinsengracht. Essa responsabilidade compete aos ocupantes nazistas que aterrorizaram e dizimaram uma sociedade, colocando vizinho contra vizinho. Foram eles os culpados pela morte de Anne Frank, Edith Frank, Margot Frank, Hermann van Pels, Auguste van Pels, Peter van Pels e Fritz Pfeffer. E de milhões de outros, escondidos ou não. E isso jamais poderá ser entendido ou perdoado.

Um livro excelente, que deu muito gosto de ler. Totalmente recomendado.

26 de ago. de 2024

Plotted (Andrew DeGraff) – DAL 2024


Título: Plotted: a literary atlas 
Autor: Andrew DeGraff 
Mês: Agosto 
Tema: Letra P 
Editora Pulp, 128p 

  The writer is an explorer. Every step is an advance into new land. 

Começando a desenhar mapas para filmes, não livros, o autor estava mais focado em entregar uma experiência integrada do que mostrar como exatamente cada local seria. Expandindo o que já havia sido mostrado em tais filmes. Mapear livros veio como ideia de um editor. A seleção de quais livros seria mapeados resultou em 19 dos que se encontram neste livro.

Como boa apaixonada por livros com desenhos, figuras, fotos e imagens de qualquer tipo, eu só lamento não ter a cópia física desse livro. Uma leitura muito prazerosa, com desenhos bem elaborados de mapas mostrando a viagem de Ulisses para casa, Elsinore, a ilha de Robinson Crusoé, a viagem de Huckleberry Finn pelo Rio Mississipi e vários outros lugares e terras. Livro bonito e bem feito, indicado para qualquer um apaixonado por locais imaginários.

23 de ago. de 2024

A história de Patópolis – DLL 2024


Título:
A história de Patópolis
Mês: Agosto
Tema: Um livro com 18 a 23 letras no título
Editora Abril, 165p. 

Em 1982, o extinto Estúdio Disney da editora Abril, produziu uma saga contando toda a história de Patópolis. 30 anos depois, a editora Abril lançou novamente a história em um único volume, dentro da coleção Disney Temático.

A leitura vale muito a pena, como fã dos quadrinhos Disney desde pequena eu amei saber mais sobre a história de Patópolis. É um gibi médio, não muito volumoso, eu achei que seria maior porque, bom, fala da história de Patópolis, mas não, ele tem o tamanho exato. Recomendo.

21 de ago. de 2024

Ducktales – DLL 2024


Título:
Ducktales: os caçadores de aventuras
Mês: Agosto 
Tema: um livro infantil 
Editora Abril, 466p. 

Sinopse: Eles caçavam aventuras por desertos inóspitos e cataratas ribombantes do outro lado do mundo. A ação era ininterrupta e o perigo, sempre presente.
Inspirado nas peripécias do arqueólogo Indiana Jones e nos quadrinhos clássicos do mestre desenhista Carl Barks, o seriado de animação DuckTales foi um dos maiores sucessos da Disney nas décadas de 1980 e 1990. No transcorrer de 100 episódios e um filme de cinema, o magnata Patinhas liderou seus sobrinhos-netos Huguinho, Zezinho e Luisinho, e os novos aliados Capitão Bóing e a pequena Patrícia, em buscas heroicas a tesouros inimagináveis. 
Prestes a celebrar os 30 anos de sua criação, e de retornar à televisão em episódio inéditos, DuckTales está de volta primeiro aqui, nesta edição especial que reúne as três maiores e melhores tramas produzidas especialmente para os quadrinhos. 
Contém as sagas: Em busca da número um, A odisseia do ouro e Legítimos donos. 

Eu assistia os desenhos dos Caçadores de Aventuras no SBT e amava. Conheci o capitão Boing, a Patricinha e também amava ver os gêmeos em aventuras com o Tio Patinhas. Não dá pra negar que ler essa HQ foi uma visita a minha infância. Adorei e recomendo.

19 de ago. de 2024

O império de ferro (James Dashner) – DLL 2024


Título: O império de ferro
Autor: James Dahmer
Mês: Agosto
Tema: História narrada por mais de uma pessoa
Editora Seguinte, 208p. 

Sinopse: Quando Sera, Dak e Riq começaram a viajar no tempo usando o Anel do Infinito, nem imaginavam que navegariam na caravela de Cristóvão Colombo, defenderiam grandes cidades de ataques vikings e mongóis e encontrariam alguns dos personagens mais célebres da história pelo caminho. Agora, os três jovens finalmente voltam até o momento em que a primeira Fratura começou a alterar o curso da história. Sua última missão é salvar Alexandre, o Grande, e para isso terão de contar com a ajuda de ninguém menos do que o brilhante filósofo Aristóteles. Mas eles não são os únicos viajantes do tempo na Grécia Antiga. Uma batalha épica contra seu maior inimigo os espera… e a história será escrita pelos vencedores.

A série está chegando ao fim com esse livro. Eu curti muito esse, principalmente porque fala da Grécia e Alexandre (imagine a loucura, ter que salvar Alexandre, o Grande). O bacana desses livros é como os autores conseguem colocar cada personagem em um lugar diferente, e depois junta eles todos em um evento ou acontecimento histórico de uma forma muito coesa. Eu simplesmente adoro essa série.

19 de jul. de 2024

Ousadas 2 (Pénélope Bagieu) – DAL 2024

 


Título: Ousadas 2: mulheres que só fazem o que querem
Autora: Pénélope Bagieu
Mês: Julho
Tema: Letra O
Editora Nemo, 168p.

Sinopse: Sonita, rapper afegã e militante no exílio; Thérèse, benfeitora de senhoras parisienses; Nellie, jornalista investigativa no século XIX; Cheryl, atleta de maratona; Phoolan, líder de bando e símbolo dos oprimidos na Índia.
Personagens da vida real, elas quebraram preconceitos. Este segundo volume traz quinze novos perfis divertidos e sensíveis de mulheres que criaram o próprio destino.

Continuando com a leitura dessa série biográfica em quadrinhos sobre grandes mulheres da história (o primeiro eu li para o Desafio Literário Livreando 2021). A qualidade é a mesma, muito boa. É um resumo da vida de cada uma delas, e o fato de ser em quadrinhos torna a história ainda mais fácil de ler. Gostei muito.

17 de jul. de 2024

Não era você que eu esperava (Fabien Toulmé) – DAL 2024


Título: Não era você que eu esperava
Autora: Fabien Toulmé
Mês: Julho
Tema: Letra N
Editora Nemo, 256p.

Sinopse: Como lidar com uma filha com deficiência? 
Nesta graphic novel autobiográfica, Fabien Toulmé fala com emoção, humor e humildade sobre um encontro inesperado de um pai com sua filha que possui Síndrome de Down. O casal enfrenta o nascimento de uma criança especial. É como uma tempestade inesperada, um furacão. Quando a menina nasce com a síndrome, até então não diagnosticada, a vida de Fabien desmorona. Indo da fúria à rejeição, da aceitação ao amor, o autor fala sobre a descoberta de como é ser diferente. 

Mais uma Hq que me tocou de várias formas. Deve ser por conta de sua própria experiência pessoal, afinal, essa HQ é sua biografia em quadrinhos, mas o autor consegue falar do assunto de uma maneira ao mesmo tempo leve e séria, mesmo quando aborda a falta de amor que ele sentiu pela filha no inicio. Um assunto sensível, que é tratado com o mesmo tom de sensibilidade com que o autor fala de seus sentimentos e preocupações. Com certeza, uma das melhores leituras do ano.

15 de jul. de 2024

Monteiro Lobato (Marisa Lajolo) – DAL 2024


 

Título: Monteiro Lobato: um brasileiro sob medida
Autora: Marisa Lajolo
Mês: Julho
Tema: Letra M
Editora Moderna, 99p.

Sinopse: Monteiro Lobato: um brasileiro sob medida trata ainda de outros momentos da vida do grande escritor, como a publicação de O escândalo do petróleo, a elaboração de seu projeto petrolífero para o país, os problemas com o governo, o exílio na Argentina, a simpatia por Luís Carlos Prestes, o final de vida de amargura, apesar do reconhecimento do público. Vale a pena ressaltar que os fatos e as interpretações da biografia, fruto de anos de pesquisa da autora, são relatados em uma linguagem clara e agradável, em um tom elegantemente coloquial. No final do volume, foram incluídos uma bibliografia comentada sobre o autor e um quadro cronológico contendo os principais acontecimentos da biografia e do momento histórico em que viveu o escritor.
O projeto gráfico do livro, assinado por Moema Cavalcanti, é uma verdadeira homenagem ao editor Lobato, a começar pelo formato pouco usual (mais largo que alto) do volume, que lembra os livros infantis. Também digno de nota é o uso da cor forte e vivaz que acompanha a capa com a foto do escritor, as folhas de guarda, as antigas ilustrações das personagens infantis (que infelizmente não trazem o crédito dos artistas que as desenharam), enfim, todos os detalhes decorativos que permeiam a obra. Finalmente, as ilustrações com fotos de São Paulo antigo e reproduções de algumas das lindas capas encomendadas pelo editor Lobato. Por tudo isso, o livro deve agradar tanto aos especialistas em literatura e cultura brasileira como aos leitores leigos que gostam de uma boa e bonita biografia.

Um achado surpresa que serviu perfeitamente para o desafio. Eu ainda estava atrás de um título para essa letra e nunca havia lido nenhuma biografia de Monteiro Lobato, então nem foi preciso pensar muito. Eu gostei muito, apesar de ser um livro muito curto, não deixa nada a desejar no quesito das informações sobrea vida privada e profissional de Lobato. Aliás, me deixou meio surpresa do quão pouco eu saia sobre a vida do que é o maior escritor de livros infantis do Brasil.

12 de jul. de 2024

Doutor Estranho no multiverso da loucura (Reina Luz Alegre) – DLL 2024



Título: Doutor Estranho no multiverso da loucura 
Autora: Reina Luz Alegre
Mês: Julho
Tema: Um livro que se passa em um universo alternativo
Editora Excelsior, 176p.

America Chaves é uma jovem com grandes poderes. Ela consegue abrir portais entre as realidades, e isso atrai a atenção de Wanda, a Feiticeira Escarlate, que busca voltar para a vida normal com os filhos. O problema é: a família que ela formou em Westview não existe na realidade em que ela se encontra. Agora, ela vai fazer de tudo para se apropriar dos poderes de America em busca da família que tanto deseja, mesma que para isso ela precise destruir muitas realidades. E o dever de Estranho é impedi-la, custe o que custar.

Bom, eu vi o segundo filme do Doutor Estranho, e mesmo sabendo só algumas coisas sobre a série da Wanda, ainda assim deu pra entender. Gostei da temática, que é cada vez mais explorada nas vidas dos que acabam se tornando perigosos vilões. No final, acabei ficando com pena da Wanda, e do Estranho também (eu torcia por um romance mais longo com Cristine). Como o livro é uma novelização do filme, não acrescenta muito, mas me fez lembrar as melhores partes. Recomendado.

10 de jul. de 2024

Hogwarts (J.K. Rowling) – DLL 2024


Título:
Hogwarts: um guia imperfeito e impreciso 
Autora: J. K. Rowling 
Mês: Julho 
Tema: Um livro com personagens com poderes mágicos 
Editora Pottermore, 86p.

Sinopse: Pottermore Presents é uma coleção de textos de J.K. Rowling: pequenas leituras que foram apresentadas originalmente em pottermore.com. Esses e-books, com curadoria do Pottermore, levarão você além das histórias de Harry Potter já que J.K. Rowling revela suas inspirações, detalhes intricados das vidas dos personagens e surpresas do mundo bruxo. 
Hogwarts: um guia imperfeito e impreciso leva você numa jornada à Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts. Você vai se aventurar pelos terrenos de Hogwarts, conhecer melhor seus residentes permanentes, aprender mais sobre as aulas e descobrir segredos do castelo... Tudo ao virar de uma página. 

O terceiro ebook lançado pela Rowling com histórias curtas sobre a história de Hogwarts, suas casas e artefatos. J.K. Rowling explica de onde saíram suas ideias, o que foi descartado e o que foi mantido (e a lógica por trás das decisões). Eu gostei muito desse ebook, e só me faz desejar mais ainda que ela lance (o que é no mundo da magia) o livro sobre a história da escola. Muito recomendado.

8 de jul. de 2024

Animais fantásticos e onde habitam (Jody Revenson) – DLL 2024

Título: Animais fantásticos e onde habitam: notícias extraordinárias 
Autora: Jody Revenson 
Mês: Julho 
Tema: Uma fantasia 
Editora HarperCollins Brasil, 96p.

Sinopse: Insights emocionantes dos atores e produtores, Notícias extraordinárias — as histórias por trás da magia celebra Animais fantásticos e onde habitam com informações e fragmentos sobre personagens, criaturas, trajes, efeitos especiais, além de uma série de fatos sobre a produção cinematográfica para atiçar os leitores. Escrito em um estilo arejado e acessível, também possui um “Extra” colorido exclusivo que oferece fotos e informações sobre o que o futuro reserva para Newt, Jacob, Tina e Queenie em Animais fantásticos: os crimes de Grindelwald. 

Um livro de making of do primeiro filme de Animais fantásticos e onde habitam em forma de jornal, como se fossem notícias. Eu gostei desse formato, apesar de que pareceu diminuir a quantidade de informações (ou talvez eu queria mais detalhes, vai saber). De qualquer forma, o livro traz muitas informações pertinentes a criação dos personagens, humanos e animais, e essa parte foi a melhor, principalmente porque tem muita coisa sobre como Eddie Redmayne resolver compor Newt Scamander. Recomendo.

21 de jun. de 2024

Lily Renée, fuga do Holocausto (Trina Robbins) – DAL 2024


 

Título: Lily Renée, fuga do Holocausto
Autora: Trina Robbins
Mês: Junho
Tema: Letra L
Editora Excelsior, 96p.

Sinopse: Em 1938, Lily Renée Wilheim é uma garota judia de catorze anos que mora em Viena. Seus dias são preenchidos pela arte e pelo balé. É quando os nazistas marcham até a Áustria, e a vida de Lily é arruinada do dia para a noite. De repente, seu próprio país não é mais seguro para ela e sua família. Para sobreviver, Lily deixa os pais para trás e vai sozinha para a Inglaterra. Escapar dos nazistas é apenas o começo da jornada de Lily. Ela precisará escapar muitas outras vezes – da servidão, da dificuldade e do perigo. Será que encontrará um jeito de conseguir seu tipo particular de vingança contra os nazistas? Acompanhe a história da corajosa garota que se transformou em uma quadrinista de heróis e uma verdadeira pioneira dos quadrinhos.

Uma Hq muito boa e comovente sobre uma história real. Nas minhas pesquisas, acabei descobrindo que a garota da história realmente existiu, que ela sobreviveu e virou quadrinista. Como toda vez que eu leio alguma história sobre sobrevivente do holocausto, eu fiquei esperando ela e a família serem capturadas, mas não foi isso o que aconteceu, apesar de que a jornada de Lily não foi menos difícil. Recomendo.

19 de jun. de 2024

Connect, BTS – DLL 2024

Título: Connect, BTS
Mês:Junho
Tema:Um livro com capa branca
Editora Big Hit Entertainment, 360p.

Sinopse: CONNECT, BTS is a global project to connect five cities and twenty-two artists, each of whom contributes their unique philosophy and imagination to it. 
This project aims to redefine the relationships between art and music, the material and immaterial, artists and their audiences, artists and artists, theory and practice. 
Marking first anniversary of 'Connect, BTS’, Big Hit Entertainment is sharing an e-book looking back on the exhibitions and fonts created exclusively for the project. 

Eu soube desse livro procurando outros livros sobre o BTS. Acabei descobrindo que o projeto que originou ele fez parte do cronograma para o comeback do álbum Map of the soul: 7, e que foi lançado quando o mundo começava a sofrer os efeitos da COVID. 
Do projeto, 22 artistas fizeram parte e ocorreu em Seul, Nova York, Londres, Berlim e Buenos Aires. As exposições foram gratuitas e abertas ao público. Gostei bastante.

17 de jun. de 2024

Idol lomerence (Wallea Eaglehawk) – DLL 2024


 

Título: Idol Limerence: The Art of Loving BTS as Phenomena
Autora: Wallea Eaglehawk
Mês: Junho
Tema: Um livro que tenha relação com música
Editora Revolucionaries, 241p.

Sinopse:Written by emerging avant-garde theorist and cultural critic, Wallea Eaglehawk, this cross-genre book explores the phenomenal relationship between K-pop group BTS and their fandom, ARMY.
Eaglehawk delves deep into the socially constructed, intimate relationships between South Korean idols and their fans to contextualise her transformative, revolutionary theory of idol limerence. Eaglehawk builds on Dorothy Tennov’s psychological concept of limerence, an all-consuming love and emotional attachment to another person. With the introduction and theorising of the self-reflexive, socially constructed idol persona, Eaglehawk brings limerence into the 21st century and places it in the realms of social studies for the first time. Within the theory of idol limerence lies the answers for how relationships with idols are formed and maintained, and also the transformational and revolutionary capacity of fandoms around the world. 
Teamed with her groundbreaking research and theorising is the fictitious narrative of Echo, a young millennial woman who finds herself falling in love with BTS from across the vastness of the internet. This book seamlessly weaves social theory and a love story which spans this universe, and the next. Idol Limerence is bridging the gap between scholarly and general audiences with a book of introspection, healing and universal experiences. This book provides a study of the microcosm of humankind with the relationship between Echo and BTS leader, RM, who guides her through exploring the inner workings of her psyche to the beat of a BTS song.

Esse livro me deixou muito na dúvida sobre comprar. Mesmo já conhecendo outro livro da autora, a sinopse dele na Amazon me dizia uma coisa mas eu fiquei com receio de ser outra. Resolvi arriscar. Não digo que me arrependi, valeu a leitura para saber do que se trata, mas não foi o que eu esperava. Ele é bom ao explicar essa teoria da formação do amor entre o idol e o fã, a forma como ela contextualiza isso me fez pensar muito sobre essa questão, principalmente porque eu vejo que algumas vezes, essa relação acaba sendo nociva. Foi uma leitura surpresa, com certeza.

13 de jun. de 2024

The activism of BTS fans (Lisa Reinke) – DLL 2024


 

Título: The Activism of BTS Fans: An Introduction to K-Pop Stan Power
Autora: Lisa Reinke
Mês: Junho
Tema: Um livro com menos de 100 páginas
Editora Amazon, 29p.

Sinopse: BTS, o grupo masculino de K-pop é o grupo mais famoso do mundo na atualidade. Seu grupo de fãs se chama Army. Através de sua fama, eles popularizar o k-pop, transformando o gênero em um dos mais rentáveis. Desde a pandemia e o assassinato George Floyd, certos eventos lamentáveis começaram a acontecer nos EUA e uma parte crucial disso tudo foi o ativismo do fandom Army.

Esse livro é muito pequeno. Apesar disso, ele cumpre o que propõe: definir K-Pop stans (fãs obsessivos de artistas coreanos, no caso, de cantores ou grupos musicais); o papel desses fãs no movimento BLM (Black Lives Matter) movement e na campanha eleitoral de Trump em 2020. Mas como tudo, esse ativismo tem um lado negativo, como por exemplo, quando os fãs tentam controlar seus ídolos. A leitura foi rápida e informativa. No mês em que o primeiro integrante do BTS a se alistar volta do serviço militar obrigatório, esse ebook foi uma boa escolha.

27 de mai. de 2024

K-pop (Babi Dewet, Érica Imenes e Sol Paik) – DLL 2024

 


Título: K-pop: além da sobrevivência
Autoras: Babi Dewet, Érica Imenes e Sol Paik
Mês: Junho
Tema: Letra K 
Editora Gutenberg, 173p.

Sinopse: Em Além da sobrevivência você vai descobrir ainda mais sobre a história e a cultura da Coreia do Sul. De forma simples e sem rodeios, as autoras abordam desde os detalhes sobre a música coreana, até o padrão de beleza, a construção dos idols e a importante discussão sobre saúde mental.
Se você é fã de K-Pop, vai mergulhar de cabeça em tudo o que diz respeito à hallyu, a onda coreana no Ocidente, e entender, de uma vez por todas, por que esse país encanta tantos jovens pelo mundo.

Esse é mais ou menos uma continuação de K-pop: manual de sobrevivência, apesar de que a leitura de um não depende da leitura de outro. Eles se complementam, pois este traz mais informações sobre o mundo do k-pop, dos artistas e empresas e algumas considerações pessoais sobre como é realmente a vida na Coreia do Sul. Leitura indicada para qualquer que tenha curiosidade sobre esse gênero musical que está tomando conta do mundo.

24 de mai. de 2024

Jogos vorazes e a filosofia (William Irwin) - DAL 2024

 


Título: Jogos vorazes e a filosofia
Autor: William Irwin
Mês: Maio
Tema: Letra J
Editora Best Seller, 322p.

Jogos vorazes é uma série best-seller que está além do entretenimento. Ao mostrar um mundo distópico onde crianças são jogadas em uma arena para se matarem e essa condição serve de diversão para a parte rica da população, a autora levanta questões sobre moral, ética, lealdade, política, amor e o que deve ser considerado (ou não) como arte. E essas questões são analisadas nesse livro.

Eu não faço ideia de quanto tempo faz que eu estava atrás desse livro. Eu gosto muito dos livros dessa coleção de filosofia que analisa temas e as questões levantadas por filmes e séries da cultura pop, e a série Jogos vorazes me cativou desde o primeiro momento, então estava curiosa sobre as análises que seriam feitas sobre a política, sobre os personagens, sobre a ciência e a moral da história. Como sempre, os autores não decepcionam.

22 de mai. de 2024

Inside the worlds of Star Wars Episode I (Kristin Lund) - DAL 2024

 

Título: Inside the Worlds of Star Wars Episode I 
Autora: Kristin Lund 
Mês: Maio 
Tema: Letra I 
Editora DK, 48p. 

Esse livro traz ilustrações coloridas, as artes, desenhos das escalas e modelos dos locais mostrados em Star Wars episódio I: ameaça fantasma.
 



Um dos filmes mais avacalhados de Star Wars, mas que eu sempre gostei. Principalmente porque é a primeira vez que se vê Naboo e os detalhes do planeta. Lógico que minha parte favorita é sobre esse planeta, as artes são lindas. Mas confesso que o conceito por trás da criação do Templo Jedi também me atraiu. Um livro para fãs de Star Wars.

20 de mai. de 2024

A resistência renasce (Rebecca Roanhorse) – DLL 2024


 

Título: A resistência renasce 
Autora: Rebecca Roanhorse 
Mês: Maio 
Tema: Um livro com capa da cor favorita 
Editora Universo dos Livros, 368p. 

Depois da destruição de sua frota, de sua derrota em Crait e da morte de Luke Skywalker, a Resistência está praticamente por um fio. Procurando apoiadores pela galáxia ao mesmo tempo em que fogem da Primeira Ordem. É quando Leia percebe que precisa não só de soldados, mas líderes e organizadores, pois ela sozinha não está dando conta. De lugares afastados surgem apoiadores e antigos amigos que ajudaram a rebelião na derrocada do império. 

Um bom livro de Star Wars. Desde o final da saga Skywalker, eu me desanimei de ler qualquer coisa sobre Star Wars que esteja perto da trilogia final (eu ainda quero muito ler as HQs e a trilogia sobre a Padmé). Mas esse livro eu fiz questão simplesmente por mostrar mais sobre Leia, e a surpresa fica por conta da volta de um personagem que eu sempre me perguntei o final, mas um dos livros havia “deixado em aberto”. Gostei bastante e recomendo.

17 de mai. de 2024

As aventuras de Sherlock Holmes (Giancarlo Berardi e Giorgio Trevisan) – DLL 2024


 

Título: As aventuras de Sherlock Holmes Autores: Giancarlo Berardi e Giorgio Trevisan
Mês: Maio 
Tema: Um livro policial/ investigativo 
Editora Mythos, 148p. 

Sinopse: Entre 1986 e 1989, os artistas italianos Giancarlo Berardi e Giorgio Trevisan publicaram uma das melhores e mais fiéis adaptações para os quadrinhos das aventuras de Sherlock Holmes. O resultado foram seis histórias que transmitem, de maneira inigualável, todo o espírito com que o escritor Arthur Conan Doyle insuflou vida ao detetive mais famoso de todos os tempos. Para celebrar essa obra única, a Mythos Editora tem o orgulho de apresentar ao público brasileiro As Aventuras de Sherlock Holmes, assinada pelo mesmo criador da criminóloga Júlia Kendall. 

Uma Hq muita boa. Os traços do artista parecem aqueles desenhos em que se consegue manter o traço do rosto da pessoa (não sei o nome desse tipo de desenho, não entendo nada do assunto). O fato de serem quadrinhos em preto e branco dá um toque de coisa antiga, o que eu amei. Como explicado, Berardi pretendia quadrinisar os doze contos da primeira coletânea do detetive, mas o tipo de publicação começou a perder a popularidade, então a coleção (que eu assumo que teria mais um volume) se encerra no primeiro. O que é realmente uma pena, dada a excelente qualidade dessa publicação. De qualquer forma, uma das melhores leituras do ano, completamente recomendada.