16 de out. de 2017

Proezas, percalços e passatempos perigosos (J.K. Rowling) – IDY 2017


Título: Proezas, percalços e passatempos perigosos
Autora: J.K. Rowling
Mês: Outubro
Tema: Com bruxos/bruxaria
Editora Pottermore, 71p.

Quem foi realmente Minerva McGonagall? Tida como a professora mais séria de Hogwarts, foi um prazer saber mais sobre sua história de vida, desde seu nascimento até assumir o cargo de diretora de Hogwarts, passando pelo sua juventude, mostrando sua carreira profissional e seu casamento, e sua capacidade de se transformar em um animal. O que leva a segunda parte, onde se fala sobre os animagos:

Se você continuar a repetir seu encantamento ao nascer e ao pôr-do-sol, chegará um momento em que, ao toque da ponta da varinha no peito, sentirá um segundo batimento cardíaco, às vezes mais forte do que o primeiro, às vezes mais fraco.

Na terceira parte, narra-se a história de vida de Remo Lupin, como ele era na infância e o motivo do ataque de Fenrir a ele quando garoto, o transformando em um lobisomem, e a sua vida com o estigma da desconfiança. A quarta parte fala sobre os lobisomens. Seguidamente, tem-se um relato breve da vida da professora Trelawney, e sobre o antigo professor de Trato das Criaturas Mágicas, Silvano Kettleburn.

AAAAAAAAAAAAHHHHHHHHHHHHHHHH!!!!!!!!!!!!!!!!!! VOLTEI PARA HOGWARTS!!!!!!!!!!!!!!!! TÔ SURTANDO!!!!!!!!! Então, tá. Agora que já me acalmei, vamos à resenha.
Eu AMEI esse ebook. Para começo de conversa, valeu a pena matar a saudade de Hogwarts. Não tem como não sentir falta das histórias do mundo de Harry Potter, e eu nunca mais entrei no Pottermore, então estava carente mesmo.
Amei saber sobre a vida da minha professora favorita, McGonagall, fiquei fascinada com o processo de transformação de um homem em animal (é por isso que amo J.K. Rowling. As leis e regras que ela cria para o mundo bruxo só fazem dar substância a história), e gostei das conexões que a autora faz de um assunto para outro (McGonagall, animagos, Lupin, lobisomem). Quando li o terceiro livro da série, e Hermione revela que o professor Lupin é um lobisomem, fiquei curiosa para saber como aconteceu. À medida que a história ia se complicando, deixei esse assunto de lado. Mais uma vez, Rowling consegue de uma maneira muito simples retornar a uma curiosidade (adormecida, mas sempre presente), e de novo, mostra que tudo está sempre interligado (como sempre tem uma lição: a boca sempre paga). As curiosidades sobre os lobisomens também foram ótimas de saber, e a surpresa ficou conta do último personagem mencionado (surpresa porque era o tipo de personagem que, apesar de brevemente mencionado, deve ter suscitado curiosidade em alguém, o que mostra que a autora sempre pensa em todos os fãs). Agora eu estou louca para ler os outros ebooks, mas vou me acalmar. Não é sempre que temos novidades sobre o mundo de Harry, então eu sempre guardo o que consigo para momentos futuros. Completamente recomendado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário