18 de mar. de 2022

Os diários secretos de Charlotte Brontë (Syrie James) – DLL 2022


 

Título: Os diários secretos de Jane Eyre 
Autora: Syrie James 
Mês: Março
Tema: Um livro do seu gênero favorito 
Editora Record, 525p. 

Charlotte Brontë é uma mulher solteira de 29 anos de idade. Longe de seu prime e não se considerando uma mulher bonita, não se casou, vive com o pai e as irmãs Emily e Anne na casa paroquial em Yorkshire. Com os sonhos de se tornarem escritores tendo sido deixado de lado, Charlotte, suas irmãs e seu irmão Branwell precisaram procurar emprego para se manter. Como os trabalhos aceitáveis para mulheres eram de governanta (trabalho que Charlotte menosprezava) ou professora, as três estudaram em Bruxelas buscando mais conhecimentos para abrir uma escola, mas tal empreendimento não deu certo. No entanto, tudo muda quando as três irmãs começam a amadurecer a ideia de escrever e publicar seus livros. Com níveis moderados de sucesso alcançados, a vida de Charlotte sofre certas mudanças muito sérias, trazendo algo que ela não esperava mais para sua vida... 

Caro leitor, Imagine, se puder, que uma incrível descoberta acaba de ser feita, provocando uma enorme agitação no mundo literário: uma série de diários, que haviam ficado enterrados e esquecidos por mais de um século no porão de uma fazenda nas Ilhas Virgens britânicas, foram oficialmente autenticados como sendo os diários de Charlotte Brontë. O que tais diários revelariam? 

E é assim que Syrie James inicia esse livro. Baseado nesses diários encontrados, a autora romantizada a vida de Charlotte e suas irmãs, Emily e Anne. Não é uma biografia que narre desde seus nascimentos, mas aborda os acontecimentos principais de suas vidas (ela também escreveu Os diários secretos de Jane Austen, então quem já leu, sabe o estilo de escrita da autora). Valeu a pena cada minuto da leitura, a história flui de forma nem lenta nem rápida, na medida certa. Apesar de saber que é um romance e não uma biografia por sim, o que se tem impressão é que é mesmo a voz de Charlotte que estamos ouvindo através desse livro. Completamente indicado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário