13 de nov. de 2020

Juventude (J. M. Coetzee) – DLL 2020


Título: Juventude
Autor: J. M. Coetzee
Mês: Novembro
Tema: Um livro de autor africano
Editora Companhia de Bolso, 168p.

Sinopse: John está prestes a se formar em matemática, mas sua grande aspiração na vida é tornar-se poeta. O problema é que a poesia - como as mulheres mais interessantes - não se entrega para qualquer um. Assim, o rapaz aguarda ansiosamente pelas experiências de vida que farão com que ele entre em contato com “o fogo sagrado” da inspiração poética e do verdadeiro amor.
É em busca desse ideal que ele abandona a turbulenta África do Sul dos anos 1960 e vai para Londres. Tudo o que arranja na antiga metrópole, porém, é um tedioso emprego de programador de computadores. Além de uma ou outra namorada, que nunca está à altura das paixões que ele imagina necessárias para que um homem seja tocado pela chama da arte e da poesia.
Juventude é um dos romances autobiográficos de J.M. Coetzee, no qual ele reconstrói com crueza e bom humor seus ideais juvenis. Vencedor do Prêmio Nobel em 2003, o autor se volta para a memória pessoal, com a mesma força narrativa de seus outros livros: frases curtas e certeiras, sem nenhuma afetação, desenhando personagens que vão crescendo e se tornando mais complexos a cada parágrafo. Juventude é o segundo volume das Cenas da vida na província, cuja primeira parte, Boyhood, foi publicada no Brasil com o título Cenas de uma vida.

Continuando com os relatos de sua vida, desta vez Coetzee fala de sua juventude de maneira mais sentimental (talvez isso se deva ao fato dele relatar sobre sua saída de casa para a Inglaterra na década de 60 e a falta de pertencimento que o leitor percebe do narrador). O livro é pequeno, relatando acontecimentos normais e não tão significativos, mas o melhor é perceber como pano de fundo alguns dos acontecimentos mais importantes do século XX (como a Guerra do Vietnã). Como o primeiro livro, completamente indicado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário