4 de nov. de 2020

Horas decisivas (Michael J. Tougias e Casey Sherman) – DLL 2020


Título: Horas decisivas
Autores: Michael J. Tougias, Casey Sherman
Mês: Novembro
Tema: Um livro de capa azul
Editora Gente, 256p.

Sinopse: “Você tem que ir, mas não tem que voltar.” O lema não oficial da Guarda Costeira martelava na cabeça de Bernie Webber depois de ter sido convocado para resgatar os tripulantes de um petroleiro que se rompera ao meio, numa das mais aterrorizantes tempestades de inverno da costa norte-americana. As chances de sobrevivência dele e dos três outros jovens que o acompanhariam na missão eram mínimas. Nessa mesma noite, um segundo petroleiro também se partira ao meio a poucos quilômetros do primeiro, e outra equipe de resgate estava em busca dos sobreviventes da outra embarcação. Aquele 18 de fevereiro de 1952 ficaria para sempre na memória de todos os envolvidos.
Horas decisivas é o resultado da extensa pesquisa de dois autores que uniram forças para escrever sobre um dos resgates marítimos mais extraordinários da história. Quase sessenta anos depois daquela noite fatídica, o relato ainda tira o fôlego dos leitores, além de ter inspirado uma superprodução da Disney estrelada por Chris Pine.

Não vi o filme, mas o livro me chamou atenção não só por se tratar da Guarda Costeira (cujos relatos passaram a me interessar desde o filme Anjos do mar), mas porque tinha sido adaptado. O livro é dividido em três partes e fala do início ao fim do resgate dos tripulantes do navio petroleiro Pendleton, assim como da vida dos oficiais e dos sobreviventes depois do acidente, assim como aborda outros acidentes marítimos e suas causas e consequências. O livro prende o leitor, quer tenha visto o filme ou não, porque você simplesmente quer saber quem sai vivo de uma situação como essa, com tantos elementos contra. Interessante é que Bernie Webber, a figura central dos oficiais e tido como o grande herói, não viveu para ver o filme, apesar de ter contribuído para a escrita dele. Um livro marcante que fala de sobrevivência e heroísmo de uma forma que somente aqueles que passaram por situações de vida ou morte podem entender.

Nenhum comentário:

Postar um comentário