14 de dez. de 2015

Ponte para Terabitia (Katherine Paterson) – RC 2015



Título: Ponte para Terabítia
Autora: Katherine Paterson
Mês: Dezembro
Tema: Livro banido
Editora Salamandra, 160 p.

Jess Aarons tem 10 anos e quer muito ser o campeão de corrida em sua escola. Ele passa o verão treinando para isso, mas quando volta para a escola, perde para uma menina, Leslie Burke, novata na escola e sua nova vizinha. Mesmo sem querer, Jess se torna amigo de Leslie e ambos criam um cenário imaginário chamado Terabítia em uma parte da floresta que ronda sua cidade. Em Terabítia, Jess é o rei e Leslie a rainha, e ambos governam protegidos de tudo e todos. A amizade se estreita cada vez mais, até que uma fatalidade separa ambos. Nesse momento, Jess precisa aprender a ser forte para enfrentar a realidade que o espera.

Fazia tempo que eu não me emocionava do jeito que fiquei com este livro. A história de Jess e Leslie é uma história simples, que fala de amizade e companheirismo. Eu conhecia o livro de nome e o filme, mas nunca havia visto nenhum. Minha recém paixonite por Josh Hutcherson (o Peeta Melark de Jogos Vorazes) me fez ir atrás do filme e eu fiz a grande besteira de ver o final. Então, quando fui ler o livro, já sabia o que ia acontecer. Chorei, é claro. Mas não desmereço a história. Tocante e simples, este livro não só emociona, mas também mostra o valor de uma amizade verdadeira. E sim, sei que foi banido de escolas americanas por linguagem ofensiva... Na verdade, parece mais uma desculpa para banir um livro do que qualquer outra coisa. Recomendo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário