11 de dez. de 2015

Contos de Perrault (Charles Perrault) – RC 2015


Título: Contos de Perrault
Autor: Charles Perrault
Mês: Dezembro
Tema: Contos
Editora Vila Rica, 290p.

Chapeuzinho Vermelho, O Pequeno Polegar, A Bela Adormecida do Bosque, Cinderela ou O Sapatinho de Vidro, Mestre Gato ou O Gato de Botas, Riquet o Topetudo, Pele-de-Asno, As Fadas e Barba-Azul. Estes são os contos, em suas formas originais, como coletados pelo francês Charles Perrault. Belamente ilustrados, na última parte do livro, após uma breve história sobre o escritor, também se analisa as versões e origens dos contos.

Esse livro foi um verdadeiro achado. Com tantos livros na estante sobre os contos dos irmãos Grimm, há muito tempo eu queria algum que falasse sobre os contos de Perrault. Achei essa edição em uma biblioteca na qual trabalhei, e como estavam fazendo seleção do material e este iria parar em um sebo ou biblioteca pública, peguei para mim. Apesar de não ter tantos contos que eu imaginava que teria (só tem nove), vale muito a pena. As ilustrações de Gustave Doré são lindas, o livro traz uma introdução sobre a importância dos contos de fadas para as crianças e também um pequeno resumo sobre o próprio Charles Perrault, A melhor parte é que os contos estão em sua forma original, apesar de que eu já conhecia essas versões de uma coleção antiga que tenho (muito linda por sinal). Um livro encantador e altamente recomendado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário