23 de out. de 2015

O mercador de Veneza (William Shakespeare) – RC 2015


Título: O mercador de Veneza
Autor: William Shakespeare
Mês: Outubro
Tema: Peça
Editora Agir, 720p.

Bassanio quer se casar com Porcia. Ele se endivida com seu amigo Antonio (um mercador de Veneza), o qual por sua vez se endivida com um agiota judeu Shylock. O acordo firmado entre eles afirma que caso o dinheiro não seja pago no prazo, ele tenha direito a uma libra da carne de Antonio cortada bem perto do coração. Bassanio aceita e parte para tentar resolver o enigma deixado pelo pai de Porcia, pois era a única maneira deles se casarem. Ele consegue, mas com o prazo esgotado, Shylock cobra sua dívida de Antonio, que está prestes a ter a carne cortada. Quando tudo parece ter ido por água abaixo, surge um advogado enviado para ajudar Antonio.

Como eu já havia falado na resenha de Sonho de uma noite de verão (uma das únicas histórias que eu gosto do autor), eu nunca fui fã de Shakespeare e só leio os livros dele quando se tratam de desafios literários. Mesmo assim, saio atrás de edições que valham a pena. E desde que eu botei os olhos nos três volumes da Agir, não nego, me apaixonei. Os livros são um primor, e apesar nunca ter feito questão de comprar, sempre consegui emprestar. Sobre a história, é uma das poucas que me despertam interesse do autor. A leitura deste livro foi legal e até meio surpreendente, porque eu nunca havia sequer procurado saber sobre o enredo da história e estava pensando que seria algo como Hamlet ou Rei Lear. Valeu a pena, não só porque é uma obra de Shakespeare, mas porque o autor retrata (mesmo sem entrar nos fatos históricos) a relação entre judeus e cristãos por volta do ano de 1290. Recomendo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário