13 de mar. de 2012

A Fera (Alex Flinn)


Título: A Fera
Autora: Alex Flinn
Editora Galera Record, 320p.

Um bate papo online onde se reúnem vários personagens de histórias clássicas: a Pequena Sereia (não a da Disney, a real), o sapo (que precisa do beijo de uma princesa para voltar ao normal), e claro a Fera.
Kyle Kingsbury é um cara rico e egocêntrico que acha que beleza é tudo. Filho de pai famoso, ele humilha qualquer um que não possa se comparar a ele em beleza e riqueza. Ele convida Kendra, sua colega gótica esquisita para um baile no intuito de humilhá-la, quando na verdade vai à festa com sua namorada super popular Sloane. Seu pai é como ele, só pensa em si mesmo. Apesar de Kyle se ressentir da pouca atenção que seu pai lhe dá, ele também não faz nada para mudar a si próprio. Quando Kyle aparece com um ramalhete de rosas brancas, Sloane faz um escândalo (o que ela queria na verdade era um caro ramalhete de orquídeas, não uma rosa barata). Então, ele oferece a flor para outra aluna, uma que ele nunca havia notado (nem mesmo pra tirar sarro). Kendra chega ao baile e Sloane não perde a chance de humilhá-la, como Kyle. Mas Kendra está longe de se sentir ofendida. Pelo contrário. Mesmo continuando sua diversão, Kyle não consegue esquecer o estranho olhar da garota gótica. E suas palavras também não lhe saem da cabeça. Ao chegar em casa, ela está lá, esperando por ele. E o amaldiçoa, transformando-o num monstro. Mas Kendra lhe dá uma chance de voltar ao normal: se num período de 2 anos ele encontrasse o amor verdadeiro e a pessoa se apaixonasse por ele, o feitiço seria quebrado. Caso contrário, ele continuaria uma fera para sempre.
Seu pai parte em busca de médicos e tratamentos, mas todos são taxativos: não há como Kyle voltar ao normal. Kyle começa a se desesperar quando encontra um espelho mágico. Kendra o aconselha a não destruir o objeto, já que um dia pode ser útil. Sem nada para fazer, Kyle começa a bisbilhotar a vida de seus “amigos” e colegas através do espelho. É assim que ele descobre o verdadeiro caráter de sua ex-namorada e principalmente quem é a tal garota para quem ele deu o ramalhete no baile: Linda Owens. Nessa primeira espiada, ele tem um vislumbre da sua péssima situação de vida. Enquanto isso, Kyle se muda de sua cobertura para uma casa de pedra no Brooklyn. Ele, sua empregada Magda e seu tutor cego, Will, passam a viver nessa casa. O tempo passa e Kyle, agora Adrian, começa a avaliar sua vida e o tratamento que dispensava aos que considera inferior a si próprio. Quando sua estufa (que ele mesmo construiu) é invadida por um ladrão, Adrian tem nas mãos a chance que precisa: o ladrão não é ninguém menos que o pai drogado de Linda Owens, que oferece a filha em troca de não ser preso. Adrian entra num frenesi, preparando o quarto de Linda, montando seu guarda-roupa e sua biblioteca (em sua espionagem, ele já havia descoberto o quanto a garota gosta de ler). E quando Linda chega, Adrian deseja que ela não o odeie por mantê-la presa. No início, é justamente isso que ela sente, mas após vê-lo e conhecê-lo, eles se tornam amigos. Linda passa a ter aulas junto com ele e a amizade vai se estreitando. Adrian percebe que já está apaixonado, mesmo sabendo (ou achando) que ela nunca iria amar uma fera. Quando ela conta que tinha uma queda por Kyle Kingsbury, as emoções de Adrian estão à flor da pele. Ele desiste, pois pensa que ela nunca irá amá-lo. Ambos se divertem bastante quando viajam juntos, até Linda descobrir que seu pai está passando por dificuldades maiores que antes. Ela vai embora e Adrian volta a espioná-la como antes, sem esperança alguma. O tempo continua passando. No dia em que o feitiço deveria ser quebrado, eles voltam a se encontrar, mas a situação é grave. Será que Kyle volta a ser um cara normal ou será uma fera para sempre?

O livro é ótimo. Foi a segunda vez que li uma variação dos contos de fadas (a primeira foi com o livro Confissões de uma irmã de Cinderela, de Gregory Maguire, para o Desafio Literário 2010). Como eu havia odiado esta história, fiquei com pé atrás. Só me interessei quando descobri que o livro havia sido adaptado para o cinema, com Alex Pettyfer no papel de Kyle. Acabei vendo o filme, o que me convenceu a ler o livro.Um dos fatores que me levaram a gostar deste livro foi o fato da história de Kyle ser entremeada com as conversas online entre a Fera e seus amigos “fantásticos”. Também gostei bastante de fazer referências tanto a visão comum deste conto (da Disney, com o espelho mágico) quanto ao conto clássico (a Fera adorar rosas). Um romance lindo que, assim como o conto, nos faz avaliar melhor o que realmente importa na vida.


Quanto ao filme, algumas coisas mudaram (eu não vou dizer quais). Mas é um filme bonito, também. Alex Pettyfer é Kyle Kingson/Hunter, Vanessa Hudgens é Lindy e Mary-Kate Olsen é a bruxa Kendra (adorei essa menina nesse papel, estava cansada de ver as gêmeas Olsen sempre em papéis de boazinhas e princesinhas).
Sinopse: A história do filme segue Kyle Kingson, um jovem que tem tudo, inteligência, beleza, riqueza e boas oportunidades, mas possui uma personalidade perversa e cruel. Após humilhar uma colega de classe, ele é amaldiçoado por ela para se tornar tudo o que ele despreza. Enfurecido com a sua nova horrível aparência, ele vai atrás da garota e descobre que só terá a sua beleza de volta se fazer com que alguém consiga amá-lo, algo que ele considera impossível. Ao ver o que o filho se tornou, o pai do garoto o manda para o Brooklyn com uma empregada e um professor cego. No local, ele se envolve com um viciado em drogas e sua filha, que o ajudarão a descobrir o verdadeiro amor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário