9 de nov. de 2022

Para educar crianças feministas (Chimamanda Ngozi Adichie) – DLL 2022


 

Título: Para educar crianças feministas 
Autora: Chimamanda Ngozi Adichie 
Mês: Novembro 
Tema: Um livro escrito por autor africano 
Editora Companhia das Letras, 96p. 

Essas são as 15 sugestões de Chimamanda para educar uma criança feminista: não seja definida pela maternidade; divida a criação dos filhos com o pai; não diga que uma menina não pode fazer algo porquê é uma menina; ensine a criança a tomar cuidado com o feminismo condicional; ensine a criança a ler; ensine a questionar a linguagem e decida o que dirá ou não a criança; não fale do casamento como uma realização; ensine a não se preocupar em agradar; dê a criança um senso de identidade; fique atenta às atividades e à aparência dela; ensine-a a questionar o uso seletivo da biologia como “razão” para normas sociais em nossa cultura; converse com ela sobre sexo; apoie o romance que irá existir (porque irá existir); ensine sobre opressão e não faça dos oprimidos santos; e finalmente ensine sobre a diferença e a torne normal.

Nunca lhe diga para fazer ou deixar de fazer alguma coisa “porque você é menina”. “Porque você é menina” nunca é razão para nada. Jamais. 

Esse foi mais um livro que eu fiquei desejando que fosse maior, bem maior. Apesar da autora conseguir falar tudo a que se propõe me pouco mais de noventa páginas, quando se lê sobre um assunto com o qual você tem afinidade, a vontade é que o livro não acabe mais. A cada tópico, a cada sugestão, eu poderia acrescentar muitos mais exemplos que iriam trazer mais exemplos e mais ramificações do assunto. Não acho que levei mais de uma hora para ler esse livro e adorei.

Nenhum comentário:

Postar um comentário