14 de nov. de 2022

A velha loja de curiosidades 2 (Charles Dickens) – PSRC 2022



 

Título: A velha loja de curiosidades 2 
Autor: Charles Dickens 
Mês: Novembro 
Tema: Uma duologia 2 
Editora Principis, 320p. 

Sinopse: Eram 4 horas da manhã do dia 17 de janeiro de1841 quando Dickens terminou de escrever Avelha loja de curiosidades. A história foi publicada em série durante dez meses em um jornal, e ele estava atormentado com o final planejado, incapaz de escrevê-lo. No fundo do prédio de uma loja moram um velho e sua neta, Nell, que cuida do avô com extrema dedicação. Um vício, a dívida a um agiota, a mercadoria quase sem valor, os móveis antigos, os brinquedos estranhos e as estátuas horríveis são o ponto de partida da trama, que combina sarcasmo, ironia, forte senso de justiça, mas também de absurdo, que captura a imaginação do leitor desde as primeiras páginas. 

Continuando com a história de onde parou o livro 1, gostei de como agora os acontecimentos se desenvolvem mais e algumas das minhas suspeitas sobre os personagens estão se revelando certas. Foi uma leitura prazerosa, e dois acontecimentos me pegaram de surpresa. Um deles eu sabia que o desfecho seria como foi porque não via como Dickens permitiria que uma injustiça seguisse seu curso. O segundo acontecimento me deixou, por falta de palavra melhor, estarrecida. Eu não esperava mesmo, sequer imaginava. Fiquei com um gosto de “não devia ter sido assim” quando terminei de ler.

Nenhum comentário:

Postar um comentário