23 de set. de 2020

198 livros: CORÉIA DO SUL - Por favor, cuide da mamãe (Kyung-sook Shin)

Sinopse: Park So-nyo, 69 anos, mãe de cinco filhos, desapareceu. Ao chegar a Seul para visitá-los, saindo de sua aldeia com o marido, com quem é casada há mais de 50 anos, ela é deixada para trás em meio à multidão em uma plataforma da estação de metrô. Como fez a vida toda, ele simplesmente supôs que a esposa o seguia. Essa é a última vez em que Park é vista. Começa então a procura, liderada pelos filhos e o marido, que se transforma em uma exploração emocional repleta de remorso e marcada pela triste descoberta de uma mulher que ninguém nunca conheceu. Narrado pelas vozes de uma filha, de um filho, do marido e da própria mulher desaparecida, Por favor, cuide da Mamãe é, ao mesmo tempo, um retrato da Coreia do Sul contemporânea e uma história universal sobre família e amor.


Ninguém consegue decidir qual foto de Mamãe você deve usar. Todos concordam que deve ser a mais recente, mas ninguém tem uma foto recente dela. Você lembra que em determinado momento Mamãe começou a detestar que a fotografassem. Fugia até dos retratos de família.

Eu fiquei meio perdida com esse livro. Não me leve a mal, eu gostei muito, porque mostra uma visão emocionante sobre uma família, sobre conhecer quem faz parte dela. Geralmente quando posto a sinopse oficial ao invés de escrever uma minha, é porque eu já reescrevi a minha várias vezes e nunca fica boa pela quantidade de spoiler da história que eu acabo dando, e isso só me acontece quando eu pego um livro MUUUUITO bom. Gostei do fato de que é um narrador para cada capítulo do livro (ele tem só cinco capítulos); outra coisa muito boa é que não se endeusa a mãe (o que podia acontecer, já que ela está desaparecida), ela é mostrada como um indivíduo com tudo que isso implica, e mostra muito bem a preocupação dos filhos. Livro muito tocante, completamente recomendado.

Editora Intrínseca.
240 páginas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário