11 de mar. de 2019

Middlesex (Jeffrey Eugenides) – DLS 2019


Título: Middlesex
Autor: Jeffrey Eugenides
Mês: Março
Tema: Um livro ganhador do prêmio Pulitzer
Editora Companhia das Letras, 576p.

Cal Stephanides, nascido Calíope Helen Stephanides, vive em Berlim. Ao relembrar sua história, percorre os caminhos de três gerações de sua família, quando seus avós se mudaram do vilarejo onde moravam nas encostas do Monte Olimpo para Detroit, nos Estados Unidos. Na época da Lei Seca, a cidade estava em pleno desenvolvimento até os protestos da população negra obrigarem a família a se mudar pra Michigan, quando ela tinha doze anos. Criada como menina, Cal desde cedo desenvolve um interesse em meninas (ela não conhece a própria anatomia). A medida que cresce, conhece pessoas que a ajudam a entender a si mesmo.

Nasci duas vezes: primeiro como uma bebezinha, em janeiro de 1960, num dia notável pela ausência de poluição no ar de Detroit; e de novo como um menino adolescente, numa sala de emergências nas proximidades de Petoskey, Michigan, em agosto de 1974.

Esse livro é bem diferente e nada do que eu imaginava que seria quando vi o título e a capa. Mesmo que os acontecimentos sejam narrados com lentidão, a história não deixa de chamar atenção, mas uma observação: por causa do tema, o leitor precisa ter a mente aberta. Milton, Tessie, Desdêmona, Esquerdinha, o livro está lotado de personagens interessantes, além, obviamente, do próprio Cal. É muito difícil fazer uma resenha de um livro assim sem sair contando logo a história inteira. Eu recomendo porque gostei de como o personagem a própria história como se fosse a de outra pessoa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário