18 de fev. de 2019

Malévola (Serena Valentino) – DLS 2019


Título: Malévola: a rainha do mal
Autora: Serena Valentino
Mês: Fevereiro
Tema: Um livro de contos
Editora Universo dos Livros, 236p.

Malévola sempre foi diferente. Ela é uma fada-bruxa que sentiram, desde o seu nascimento, que ela seria um instrumento do mal. Mesmo vendo isso, Babá, diretora da escola de fadas, procurou lhe dar oportunidades que a levassem a um caminho diferente. Mesmo sendo a mais inteligente, aplicada e perpicaz, na escola de fadas Malévola era criticada e sofria preconceitos. No dia do teste para a formatura na escola das fadas, seus amados corvos viram alvo da maldade de algumas colegas implicantes e assim, sela o destino de Malévola.

- Sua mente é tão obtusamente de fada. Se algo não se encaixa na sua versão ideal de mundo, se a atrapalha de algum modo, então quer que isso saia da sua frente. Malévola é como uma orquídea negra em meio a um campo de peônias cor-de-rosa. Você é incapaz de deixar que a orquídea floresça. Você a removeria por não combinar perfeitamente.

Que livro! Os contos de fadas já são uma coisa tão imbuída na nossa mente, já crescemos com aquela ideia fixa de princesa boa, rainha ou bruxa má, que quando aparecem autores que resolvem encarar o desafio de repaginar histórias e personagens já fortemente estabelecidos no imaginário comum, acaba sendo um sopro de ar fresco. Toda essa série da Serena Valentino faz isso, mas Malévola: a rainha do mal, leva tudo a outro nível, muito mais complexo. Se o filme com a Angelina Jolie conseguiu redimir a personagem, este livro mostra que as suas motivações (diferentes das mostradas no filme, e prestem atenção, nem este livro é a novelização do filme, nem vice-versa, estou meramente comparando) foram muito mais fortes, e mesmo assim, durante todo o processo, você espera que ela realmente se redima. Depois de ler que eu percebi que o livro era o último lançado da série, vindo antes dele A mais bela de todas, que ainda não li, então não sei se algum acontecimento influencia a história de Malévola. Muito recomendado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário