21 de jan. de 2019

Simon vs. a agenda homo sapiens (Becky Albertalli) – DLS 2019


Título: Simon vs. a agenda homo sapiens
Autora: Becky Albertalli
Mês: Janeiro
Tema: Um livro que fale sobre preconceito
Editora Intrínseca, 272p.

Simon é gay, mas nem sua família nem seus amigos sabem. Ele simplesmente não quer pensar em sair ou não do armário.

Mas estou cansado de sair do armário. Tudo que eu faço é sair do armário. Tento não mudar, mas estou sempre vivendo essas pequenas mudanças. Arrumo uma namorada. Tomo uma cerveja. E, todas as vezes, preciso me reapresentar para o universo.

Ele se corresponde por email com um garoto misterioso que se identifica como Blue, e esses e-mails fazem o coração de Simon bater mais forte. O problema começa quando essa correspondência é descoberta por Martin, que começa a chantagear Simon (se ele não fizer o que Martin quer, todo mundo vai descobrir seu segredo, e sua relação com Blue termina sem nem sequer ter começado). Agora Simon vai ter que se virar e aceitar mudanças em sua vida, se quiser ser feliz ao lado do garoto encantador que conheceu por email. 

Este foi o segundo livro com temática LGBT que li e gostei muito da forma como a autora aborda essa questão de sair do armário para um adolescente, e toda a questão social da homossexualidade. Simon é um personagem encantador, o tempo todo me peguei imaginando quem poderia ser Blue. A melhor parte e que me deixou mais tensa foi quando Simon disse aos pais que era gay, ele já havia falado como os pais se portariam em uma situação dessa, mas ver que ele estava certo me aliviou muito. Um livro pequeno e simples, com uma narrativa ótima. Recomendo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário