9 de ago. de 2017

Um conto sombrio dos Grimm (Adam Gidwitz) – IDY 2017


Título: Um conto sombrio dos Grimm
Autor: Adam Gidwitz
Mês: Agosto
Tema: Novas versões de contos de fada
Editora Galera Júnior, 272p.

João e Maria são filhos de um rei e uma rainha que, por remorso e mesmo com pesar, sacrificaram os dois para que seu fiel servo, Johannes, voltasse a vida. O que ninguém esperava era que as duas crianças também voltassem a viver. Não era para eles descobrirem o que o pai fez, mas eles ouvem o rei e a rainha conversando e magoados, resolvem fugir de casa. Assim, as aventuras dos dois irmãos começam. Eles encontram uma casa feita de doces. A confeiteira que morava nela os abriga, para comê-los mais tarde. Eles matam a mulher e fogem de novo, indo parar em uma casa onde o pai da família, que queria tanto uma filha mulher, reclama dos filhos homens que tem e faz com que todos se transformem em andorinhas. João e Maria vão atrás dos sete irmãos e fazem de tudo para que eles voltem para casa. A partir daí, os dois percebem que podem se virar sozinhos e tentam viver novas vidas, sem saber que seus caminhos irão separá-los, e que eles descobrirão muitas coisas na busca constante por uma família.

Eu tenho mania de querer comprar todo e qualquer livro que fale de contos de fadas, sejam novas releituras, sejam análises, seja o que for, eu quero. Este livro eu gostei da capa, gostei da sinopse e fiquei curiosa, até porque o conto de João e Maria original eu nunca li, e como não gosto de me basear em filme para dizer se uma versão é oficial ou não, fiz questão de ter ele na minha estante. Mesmo assim, demorei bastante para me entusiasmar a ler porque João e Maria nunca foi uma história que me enchesse os olhos. Fico muito feliz de dizer que eu me enganei totalmente quanto ao que esperava desse livro, simplesmente adorei a forma continuada de contar as várias histórias, ligando-as umas nas outras. É uma versão sombria que, confesso, me deixou meio desesperada em algumas partes. O mais legal é que, o autor do livro não reescreveu a história, ele só a adaptou. Seus comentários humorados até ajudam no suspense da história. Teve surpresa, teve aventura, teve morte, teve muita confusão, e foi isso que fez o livro se tornar um dos melhores que já li sobre o gênero. A diagramção é muito bem feita e as ilustrações são lindas. Muito indicado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário