10 de fev. de 2017

Hogwarts, Narnia and Middle-earth (Rob Smith) – 52 WP 2017


Título: Hogwarts, Narnia and Middle-earth: places upon a time
Autor: Rob Smith
Mês: Fevereiro
Editora Drinian Press, 124p.

Time Will teel, but I suspect that the chronicles of the seven years at Hogwarts will stand along with the work of C.S. Lewis and J.R.R. Tolkien whose writing changed the landscape of twentieth century fantasy fiction.

Eu não sabia o que esperar do livro. Comprei porque gosto de livros que analisam Narnia, Hogwarts e a Terra-média em conjunto, eu só vejo essas discussões em trabalhos acadêmicos, então quando vi na Amazon o ebook barato, tive que comprar. Não me arrependi.
O tema do livro é a concepção e estrutura do tempo e como Rowling, Tolkien e Lewis utilizam sua estrutura em suas obras. Ele afirma que o tempo é o tema central encontrado nas obras dos três autores. Analisando outros livros e personagens, ele discorre sobre a questão dos modos de ver o tempo, o qual determina se um personagem será bom ou mau, ou até mesmo “indeciso”. Sempre analisando as obras de Lewis, Tolkien e Rowling ao pé da Bíblia, ele discute se a maneira que esses três autores abordam a prática da magia em suas obras se encaixa na proibição bíblica. Não, o autor não é um fanático religioso que sai apontando erros e acertos dos três autores em relação aos textos sagrados, não é nem mesmo uma real comparação a que ele faz. Ao exemplificar o uso de mágica nos livros de Lewis, o autor equaliza magia e tecnologia.

As in Tolkien and Lewis, the magic in Rowling’s books represent a struggle in time.

O autor também faz uma boa análise da questão da humanidade em relação ao tempo, explicando que a ligação entre a humanidade e o ato de ser um administrador (aquele que cuida de determinado assunto, que dá uma direção a determinada coisa) mostra um padrão que se repete nas três obras: de que o mal só exerce poder no tempo. Discorrendo sobre as grandes forças além do tempo (como o amor, o arrependimento), o autor afirma que as obras de Tolkien, Lewis e Rowling representam a luta entre forças opostas pelo entendimento do tempo. O autor fala sobre morte e imortalidade e a forma como os autores abordaram essas questões em suas obras, afirmando que Rowling vai além do que Tolkien e Lewis tinham a dizer sobre o assunto. O ebook é pequeno, a leitura é rápida e vale cada minuto porque a análise feita pelo autor merece crédito, Recomendo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário