22 de ago. de 2016

Nadando contra a morte (Lourenço Cazarré) – RC 2016


Título: Nadando contra a morte
Autor: Lourenço Cazarré
Mês: Agosto
Tema: Vencedor de algum prêmio
Editora Formato editorial, 93p.

O nadador esta de carro com sua mãe passando pela estrada que acompanha o rio. Do nada, ele dá um grito e mal a mãe freia, ele corre direto pra água, tirando a roupa no caminho. Quando viu a mocinha sentar na beira da ponte e se atirar de lá, ele não pensou em mais nada além de se jogar na água e salvar a menina que estava segurando uma boneca. Quanto mais ele chega perto, mais ele se dá conta de que não é uma boneca e sim uma criança que a mocinha carrega e tenta manter a todo custo fora da água. Lá perto, um rapaz no caiaque ruma para eles para ajudar, enquanto na beira do rio um mendigo e a mãe do nadador esperam. Na ponte, todo mundo vê o que acontece até a chegada da lancha com os bombeiros.

Eu não achava nenhum livro que correspondesse a esse tema que eu já não tivesse livro ou que a história não me parecesse tão chata. Então, quando achei esse na biblioteca onde trabalho, não perdi tempo. Vi logo se dava pra encaixar em algum tema. Leitura rápida, levei quinze minutos e gostei muito. A linguagem é bem simples e a história é contada do ponto de vista de vários personagens, o que é bem legal porque apresenta várias perspectivas. Eu só me confundi quando achei que era uma reportagem de verdade transformada em livro. Vencedor do prêmio Jabuti em 1998, vale a pena.

Nenhum comentário:

Postar um comentário