8 de jul. de 2022

Os testamentos (Margaret Atwood) – DLL 2022

 


Título: Os testamentos 
Autora: Margaret Atwood 
Mês: Julho 
Tema: Um livro que ganhou um prêmio literário estrangeiro 
Editora Rocco, 447p. 

Quinze anos após a aia revoltosa conseguir fugir e salvar uma de suas filhas, a vida em Gilead continua a mesma para as mulheres. Mas o sistema começa a dar sinais de enfraquecimento... Agnes cresce em Gilead. Pensando ser a filha de uma aia, ela vê sua mãe adotiva falecer e seu pai casar com outra, que a quer longe o mais rápido possível. Ao se tornar moça em idade de casar, o desespero começa a bater em sua porta até que Tia Lydia sugere que sua vida pode ser outra. Enquanto isso, a própria Tia Lydia começa a dar os toques finais no seu plano para derrubar um sistema podre no qual ela vive e no qual se viu obrigada a praticar atos tão torpes quanto para se manter viva. Longe dali, no Canadá, Daisy cresce sem saber de suas verdadeiras origens e sem fazer a mínima ideia de sua própria importância dentro da cadeia de acontecimentos que irão mudar a história de Gilead. 

A odiosa Tia Lydia... quem diria. 
Eu amei O conto da Aia, então fui para a leitura de sua continuação achando que seria bastante atraente, mas no início da leitura eu fiquei me perguntando se seria mesmo. Não sei se pela história em si, ou por causa da minha dificuldade em identificar as personagens que narram a história (exceto Tia Lydia, porque essa não dá para esquecer), mas eu só fui pegar o embalo mesmo lá pela metade, depois de lembrar quem era Agnes e da revelação sobre Nicole. 
As partes mais interessantes ficam a cargo da odiada Tia Lydia, e eu adorei (fiquei surpresa comigo mesma por isso) o papel dela nos acontecimentos narrados. Gostei muito de ver como ela se tornou uma figura proeminente dentro do sistema torpe de Gilead e como ela fez questão, desde o início, de assegurar poder para ela mesma e o que ela fez com esse poder para que o sistema fosse derrubado. 
Não desmerecendo as outras duas narradoras, mas se eu tiver que dizer que esse livro tem uma protagonista, será Tia Lydia. Uma leitura que vale cada minuto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário