18 de fev. de 2022

Art nouveau em Belém (Célia Coelho Bassalo) – DLL 2022



Título: Art nouveau em Belém 
Autora: Célia Coelho Bassalo 
Mês: Fevereiro 
Tema: Um livro escrito por autor da sua cidade/estado
Editora IPHAN, 155p. 

Sinopse: Este quarto guia da série Roteiros do Patrimônio do Programa Monumenta/Iphan convida os leitores a palmilhar Belém, em busca das pequenas e grandes marcas deixadas pelo o art nouveau na cidade. Toda a história, bem como a rica e variada herança do estilo é comentada e analisada em detalhe pela autora. O guia também inlcui roteiro de visitação que reúne desde suntuosos palacetes, edifícios públicos e estabelecimentos comerciais até simples fachadas residenciais, gradis, peças de mobiliário e decoração, sempre de inspiração art nouveau. 

Coreto de ferro, localizado na Praça da República.

Eu ainda me lembro como se fosse ontem do lançamento desse livro. A minha turma de Biblioteconomia da UFPA havia se reunido para ir no dia, graças a indicação de um de nossos professores. O tema do Art nouveau foi um que sempre me interessou, apesar de não ter me aprofundado no assunto nos meus trabalhos de faculdade, então foi um prazer imenso ler este livro, que não só foca na minha cidade como foi escrito por alguém dela, uma professora muito conceituada que infelizmente já faleceu. A primeira parte é sem dúvida a minha favorita, e foi onde eu me “perdi” (de um jeito bom) na leitura, porque a autora aborda de forma resumida mas não menos detalhista, a história do art nouveau, citando exemplos de artistas e seus próprios estilos. O livro também é recheado de fotos lindas de objetos, locais e monumentos que representam o art nouveau. 

Palacete Passarinho, antiga residência da família César Santos Passarinho, onde hoje funciona um restaurante.

A segunda parte fala da influência francesa nos mais variados aspectos da cultura paraense e aborda a época da belle epoqué, enquanto a terceira fala do estilo evidenciado na arquitetura. Longe de ser um mero guia, esse pequeno livro traz uma verdadeira aula de história da Belém no fim do século XIX. Completamente indicado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário