13 de abr. de 2020

Cranford (Elizabeth Gaskell) – DLL 2020


Título: Cranford
Autora: Elizabeth Gaskell
Mês: Abril
Tema: Um livro clássico da literatura
Editora Pedrazul, 214p.

Cranford é uma cidade (fictícia) da Inglaterra do século XIX que é dominada pelas mulheres, solteironas ou viúvas.

[...] Se um casal se muda para a cidade, por algum motivo, o cavalheiro acaba desaparecendo; ou ele se assusta por ser o único homem presente nas festas de Cranford, ou se vê envolvido com seu regimento, navio, ou cuidando de negócios a semana inteira em Drumble, a grande cidade comercial vizinha, que fica à distância de 20 milhas de trem. Resumindo, seja lá o que aconteça com os homens, eles não ficam em Cranford. [...]

Mary Smith é uma visitante de Cranford, para onde sempre vai visitar suas amigas. Os homens em Cranford nunca são da alta sociedade, somente as mulheres. Elas vivem com dignidade com os poucos recursos que tem, mantendo regras de etiqueta que tentam seguir a risca.

Não sei se é porque eu sempre fico esperando uma história como o romance entre Mr. Thornton e Margareth, mas não consigo pegar o embalo de outros livros de Elizabeth Gaskell. Não me entendam mal, Cranford é um livro bom, mas eu sempre fico comparando com Norte e Sul, o que é errado e acaba tirando o mérito do outro, mas acabo fazendo isso inconscientemente. Talvez por isso não tenha conseguido aproveitar essa leitura da forma que deveria. Eu me diverti em algumas partes e gostei da simplicidade da história. Mas ficou nisso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário