17 de jun. de 2019

198 livros – GRÉCIA - Vidas paralelas: Alexandre e César (Plutarco)

Alexandre, o Grande e Júlio César. Dois grandes generais da Antiguidade, que realizaram grandes feitos dentro e fora do campo de batalha. Suas vidas e seus legados são colocados lado a lado nesta publicação escrita por Plutarco, que recupera dados e fatos de suas vidas públicas e privadas, colocando-os lado a lado e comparando-os, não com a intenção de apontar um melhor que o outro, mas com o objetivo de revelar o caráter dos biografados.


Esse livro não é nada do que eu pensei que fosse. Quando encontro livros por aí que tem a intenção de serem biografias de personalidades histórias antigas, sempre são romanceadas, então na maioria das vezes eu só dou o crédito depois de pesquisar em todo canto os fatos que eu desconheço e que o autor aborda no livro. Dessa vez foi diferente. Não que eu achasse que seria uma obra romanceada sobre Alexandre e Júlio César, mas também não esperava que seria o que é: uma biografia. Verdadeiramente. Um livro que reúne os fatos da vida de dois homens que fazem parte da história mundial, sem enrolação. Plutarco é objetivo, narra o que aconteceu de forma simples e direta. As minhas partes favoritas foram justamente a descrição das mortes desses dois homens, porque são acontecimentos tão fantasiados em todas as fontes que já li sobre o assunto que foi ótimo encontrar uma discrição seca dos acontecimentos. Já está como um dos favoritos da minha seção de biografias.

Editora L&PM Pocket.
192 páginas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário