10 de ago. de 2018

Quatro (Veronica Roth) – DLL 2018


Título: Quatro
Autora: Veronica Roth
Mês: Agosto
Tema: Um livro de um autor que nasceu em Agosto
Editora Rocco, 272p.

Quatro contos sobre a vida de Quatro, mais três cenas exclusivas do primeiro livro, Divergente. Em A transferência, Tobias está as vésperas da cerimônia de escolha, quando ele se vê cansado dos abusos e ataques violentos do pai e decide mudar de facção, mas não sabe em qual delas poderia se encaixar melhor. Até que decide pela Audácia, onde poderia se tornar forte e não teria que ter medo de mais ninguém.
Em A iniciação, Tobias conhece Amah, seu instrutor, que é o responsável pelo seu futuro nome, Quatro. É também com Amah que Quatro descobre que só ele é divergente. Mas quando tudo parece certo, Amah aparece morto, aumentando as suspeitas de Quatro sobre Eric. Seu exame final o leva ao topo da lista de aprovações, e assim ele se torna um membro da Audácia.
Em O filho, Quatro recebe uma proposta de se tornar um dos novos líderes da Audácia, mas sua desconfiança a respeito do envolvimento de Jeanine, a líder da Erudição, na morte de Amah, e o fato de não querer ser um peão nas mãos de Max o levam a recusar a oferta. Ao mesmo tempo, sua mãe dada como morta volta a aparecer em sua vida.
No último conto, O traidor, Quatro já é um instrutor dos novos jovens que chegam na Audácia. Há dois anos ele procura uma maneira de incriminar Eric e Jeanine pelo que aconteceu a Amah, e para desmascarar Max como traidor de facção, mas ele não sabe que caminho tomar, além de se meter nas decisões de Eric sobre a seleção agressiva dos iniciados. Seu envolvimento com Tris começa a crescer e quando ele descobre que ela também é divergente, a conexão entre eles só aumenta.

Guardei esse livro por tanto tempo e só agora peguei pra ler, apesar de ter uma curiosidade enorme sobre os acontecimentos de Divergente pelo ponto de vista de Quatro, ou Tobias. Valeu a pena a espera, a história não decepcionou em nada, pelo contrário. Adorei ver como começou a relação de ódio entre ele e Eric, assim como as interferências de Janine na Audácia. Melhor ainda foi ver como surgiu o sentimento dele por Tris (mesmo que eu não goste nem de lembrar como terminou essa série). Muito, muito indicado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário