Autor: Howard Carter
Mês: Novembro
Tema: Ebook
Editora e-art now, 291p.
I was struck dumb with amazement, and when Lord Carnarvon, unable to stand the suspense any longer, inquired anxiously, “Can you see anything ?” it was all I could do to get out the words, “Yes, wonderful things.”
Cada descoberta arqueológica merece notícia e agradecimento, mas a descoberta da tumba de Tutankamon, faraó da 18 dinastia, intacta, com todos os objetos e a própria múmia, nunca antes manuseados, foi um grande momento para a arqueologia mundial. Nesse livro, Howard Carter descreve o antes e depois desse momento único, as dificuldades, os benefícios, o próprio trabalho de escavação, catalogação e remanejamento dos objetos.
It was a thrilling moment for an excavator. Alone, save for my native workmen, I found myself, after years of comparatively unproductive labour, on the threshold of what might prove to be a magnificent discovery. Anything, literally anything, might lie beyond that passage, and it needed all my self-control to keep from breaking down the doorway, and investigating then and there.
Nada mais apropriado que postar essa resenha no dia de hoje, quando a descoberta da tumba de Tutankamon completa 102 anos. Esse ebook é uma maravilha.
Ele oferece, de maneira bem simples e resumida, a descrição da descoberta da tumba de Tutankamon. Todas as escavações feitas antes que levaram ao momento da descoberta, a primeira descoberta da escada que leva a tumba, a primeira visualização dos tesouros na antecâmara, a conscientização do enorme trabalho que ele e sua equipe tinham pela frente no que diz respeito a catalogação dos objetos encontrados, a notícia para a imprensa e como Carter precisou lidar com essa atenção, tanto para poder continuar seu trabalho sem interrupção ou atraso quanto para preservação do site arqueológico. A parte que faltou foi a descoberta do sarcófago, o ebook termina justamente nesse momento. Ele também traz uma descrição, junto a fotos, de alguns objetos encontrados. Amei a leitura, apropriada para o mês em que se completam 102 anos dessa descoberta.