9 de ago. de 2021

Areia movediça (Malin Persson Giolito) – DLL 2021

 

Título: Areia movediça 
Autora: Malin Persson Giolito 
Mês: Agosto 
Tema: Thriller 
Editora Intrínseca, 350p. 

Maja nasceu em uma família com um bom poder aquisitivo e sempre foi uma boa aluna. Quando ela se envolve com Sebastian Fergerman, o filho do homem mais rico da Suécia, ela começa a viver repleta de todas as badalações e dos excessos que o dinheiro pode pagar, até que tudo começa a se tornar muito destrutivo. Ela também passa a conhecer mais Sebastian e seu relacionamento para lá de abusivo com seu pai, Claes, um milionário que consegue tudo o que quer e trata o filho sempre com o maior desrespeito. A relação dos dois chega a um ponto final na véspera do tiroteio na escola, e Maja, a única sobrevivente, se torna a principal suspeita do crime. 

O que eu posso dizer desse livro de primeira é que eu sabia, devido ao tema e devido ao fato de que ele foi escolhido especificamente para o tema, que a história não seria leve ou fácil de ler. E não é, definitivamente (apesar disso, me deixou com muita vontade de ver a série da Netflix). O fato é que temas como abuso físico e psicológico, estupro, suicídio, racismo não são temas que eu goste de ler. Sim, quando eu leio e a história é boa porque trata esses assuntos com a seriedade que merecem, vale a pena. Mas se eu tiver que escolher, passo longe. Estou tentando mudar esse meu pensamento, porque é bom se inteirar de problemas como esses que são tão atuais. Sobre o livro, então. Eu fiquei meio confusa no início porque achei que a autora narraria os acontecimentos na ordem: a protagonista e sua vida, os acontecimentos que causaram o tiroteio até chegar ao julgamento. O que a autora faz é dar voz a Maja e intercalar os dias dela na prisão com flashbacks sobre sua vida e seu relacionamento com Sebastian, Amanda, Dennis, Samir e Christer. Como é narrado pela própria Maja, a história prende a atenção porque faz você querer descobrir logo se ela é culpada ou não. Livro muito recomendado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário