5 de ago. de 2020

Women in Game of thrones (Valerie Estelle Frankel) – DLL 2020


Título: Women in Game of thrones: power, conformity and resistance
Autora: Valerie Estelle Frankel
Mês: Agosto
Tema: Um livro de autor ainda não lido
Editora McFarland, 216p.

Sinopse: Game of Thrones, uma das séries mais quentes da televisão, deixa centenas de críticos divididos sobre o quão "feminista" o programa realmente é. Certamente, as personagens femininas, fortes e fracas, incorporam uma variedade de arquétipos - rainhas viúvas, mulheres guerreiras, donzelas em perigo, mulheres de carreira, sacerdotisas, idosas, mães e donzelas. No entanto, o problema é que a maioria deles desempenha um único papel sem nuances - mesmo as “mulheres fortes” têm pouco a fazer além de se esforçarem como personagens de uma só nota. Este livro analisa as mulheres e seus retratos, um por um, juntamente com suas inspirações históricas. Questões que acompanham os estudos de televisão também aparecem, desde o olhar masculino até a representação da raça. O modo como esses personagens são tratados na série e como eles se tratam torna-se central, tantas cenas para o prazer dos homens ou são sacrificados como peões. Algumas cenas de nudez ou momentos de violência masculina são fetichizadas e filmadas para atormentar, enquanto outras mostram o trauma das mulheres e tentam se identificar com a perspectiva feminina da cena. A chave é se os personagens rompem seus papéis tradicionais e se tornam multidimensionais.

Game of thrones and its treatment of women is currently one of the most hotly debated issues in popular culture.[…]

Eu sempre tive curiosidade sobre os livros da Valerie porque ela sempre escreve sobre assuntos sob a perspectiva feminina, então quando achei esse, que junta dois assuntos que eu adoro (a série de George R.R. Martin e a perspectiva feminina) tive logo que comprar. Valeu MUITO cada minuto da leitura. Valerie fala da retratação das mulheres na série, as próprias atrizes comentam sobre suas personagens. Dois assuntos que eu gostei muito que foram abordados logo de cara: a autora trata dos temas controversos, sendo as cenas de sexo como o primeiro tópico abordado (se eram cenas gratuitas ou não) e de estupro, que foi e ainda é uma coisa muito discutida no fandom.

Using rape to create a character’s backstory is problematic because it reduces the character to the violent act itself, rather than a person […]

Uma frase mais do que verdadeira, já que uma das minhas personagens favoritas, Elia de Dorne, é introduzida na história (só com os livros seguintes sabemos mais sobre a princesa) como vítima de um estupro brutal seguido de assassinato a quem foi negada justiça. A autora também fala dos arquétipos e dos papéis de gênero, mas não quero dar muito spoiler. O livro não é acadêmico, mas é muito bem escrito. Completamente recomendado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário