19 de fev. de 2025

Discovering her art (Jean Leibowitz e Lisa Labanca Rogers) - DAL 2025


 

Título: Discovering her art: Women Artists and Their Masterpieces
Autoras: Jean Leibowitz e Lisa Labanca Rogers
Mês: Fevereiro
Tema: Letra D
Editora Chicago Review Press, 208p.

Sinopse: Discover Her Art invites young art lovers and artists to learn about painting through the lives and masterpieces of 24 women from the 16th to the 20th century. In each chapter, readers arrive at a masterwork, explore it with na artist’s eye, and learn about the painter’s remarkable life and the inspirations behind her work. Young artists will discover how these 24 amazing women used composition, color, value, shape, and line in paintings that range from highly realistic to fully abstract. Hands-on exercises encourage readers to create their own art! Whether you love to make art or just look at it, you will enjoy discovering the great work of these women artists. 

Um livro excelente sobre artistas mulheres, algumas que eu nunca tinha ouvido falar. Além de trazer biografias sobre as artistas, também fala das inspirações e das formas de composição delas. Amei os exercícios sugeridos, se tivesse algum talento para pintura e desenho, juro que tentava alguma coisa. Leitura recomendada.

17 de fev. de 2025

Os crimes ABC (Agatha Christie) - DAL 2025


 

Título: Os crimes ABC
Autora: Agatha Christie
Mês: Fevereiro
Tema: Letra C
Editora HarperCollins Brasil, 258p.

Hercule Poirot recebe uma carta desafiando-o a desvendar um crime. O detetive pensa que pode ser tanto uma brincadeira quando um aviso real, mesmo assim fica alerta. Eis que o crime acontece, e a medida que ele tanta solucionar o primeiro, ele recebe outra carta e um segundo crime acontece. E mais uma vez e mais uma. O que eles tem em comum? Os nomes das vítimas seguem as letras na ordem alfabética. A solução começa a fazer sentido na cabeça do detetive, mesmo que isso não consiga impedir um novo crime...

Uma leitura envolvente, como todos os outros da autora que li até agora. E como sempre, eu acho que descobri o culpado só para no final ser surpreendida. Pior de tudo, de todos os livros da Christie com seus criminosos e razões para prática do crime, a motivação do criminoso desse é, simplesmente, patética (por falta de palavra melhor). Pelo menos foi o que eu achei. De qualquer forma, foi uma boa leitura, recomendo.

14 de fev. de 2025

Cobra kai – a saga karatê kid continua (Denton J. Tipon) - DLL 2025


Título: Cobra Kai – a saga karatê kid continua: a história de Johnny
Autor: Denton J. Tipton
Mês: Fevereiro
Tema: Um livro que não comece com artigo
Editora Excelsior, 96p.

Johnny Lawrence era um garoto metido a bad boy, que não aceitou dispensado pela namorada e começa a infernizar o novo amigo dela, Daniel Larusso. A competição entre os dois só acaba em um torneio de karatê. Para Daniel, que venceu, trouxe não só um troféu, mas vários aprendizados que ele levou para a vida. Para Johnny, a derrota no karatê foi o início de várias derrotas na vida pessoal e profissional. Adulto e buscando uma nova direção, ele reabre o dojo onde treinou, Cobra Kai. A partir daí, uma antiga rivalidade acorda...

Esse livro foi escolhido especificamente para o mês de fevereiro pelo único motivo de que a série Cobra Kai se encerra agora (aliás, os últimos episódios estrearam ontem). Sem dúvida, uma das melhores séries que já vi, que conseguiu equilibrar a dose certa de nostalgia (afinal, Karatê Kid) com elementos e personagens novos. Eu simplesmente amei que a série focou no Johnny, essa HQ traz os acontecimentos do filme de forma resumida, mostrando o que levou ao Johnny que vemos na série. Adorei.

12 de fev. de 2025

A Srta. Butterworth e o Barão Louco (Julia Quinn) - DLL 2025

 


Título: A Srta. Butterworth e o Barão Louco
Autora: Julia Quinn
Mês: Fevereiro
Tema: Um romance
Editora Arqueiro, 160p.

Sinopse: Um romance ilustrado irresistível e bem-humorado baseado no livro preferido dos Bridgertons. A extravagante aventura A Srta. Butterworth e o barão louco já apareceu em várias obras de Julia Quinn e encantou alguns de seus personagens mais amados. Agora você também vai poder ler essa deliciosa história de amor e perigo.
Depois que quase toda sua família é tragicamente dizimada pela peste, Priscilla Butterworth só pode contar com a mãe e a avó. Mas uma série de infortúnios acaba separando-a também das duas. Mandada para viver com uma tia malvada, a jovem é forçada a trabalhar sem parar, até que não consegue mais suportar e foge, iniciando uma jornada cheia de reviravoltas. Agora Priscilla terá que usar toda a sua inteligência para sobreviver a diversas enrascadas, sem imaginar que uma delas colocará em seu caminho o amor de sua vida, o barão “louco”.
Ilustrada por Violet Charles e contada na voz inconfundível de Julia Quinn, esta animada comédia ambientada no século XIX certamente vai conquistar os leitores de hoje.

Desde que lançou, eu fiquei curiosa para ler. A febre Bridgerton não me pegou, apesar de eu gostar do pouco que vi da série e de também ter gostado dos dois livros que li. Mas eu fiquei curiosa sobre esse “livro dentro de um livro”. O fato de ter sido ilustrado pela falecida irmã da autora, confesso, também despertou minha curiosidade. A história é muito engraçada, eu ri bastante, mas fiquei pensando que, se fosse só pela ilustração, eu não teria curtido, achei o desenho... incomum, por falta de palavra melhor. No mês em que se comemora o dia dos namorados no país de uma das maiores escritoras de romance atuais, achei que esse livro seria uma boa pedida.

10 de fev. de 2025

Carnaval (Luiza Trigo) - DLL 2025

Título: Carnaval
Autora: Luiza Trigo
Mês: Fevereiro
Tema: Um livro com história que se passe no Brasil Editora Rocco, 152p.

Sinopse: Gabi decide passar o carnaval com as primas no Recife: praias, música, amigos, sol, diversão... A receita ideal para Gabriela curar a dor de cotovelo depois de ver o ex-namorado beijando uma garota. Para falar a verdade, ela nem gostava mais dele, e era capaz de enumerar seus defeitos sem pestanejar; mas vê-lo assim aos beijos mexeu com o coração da menina. Decidida a esquecer o ex de uma vez, Gabi faz as malas e deixa o Rio para uma semana de muita curtição no Nordeste. Ela só não contava com a possibilidade de se apaixonar de verdade em pleno Carnaval!
Carnaval conta a história de Gabi, Felipe, Pedro, Juju e Bel, e de um Carnaval inesquecível emoldurado pelas belezas de Pernambuco. Em meio a festas animadas, shows, esticadas até Porto de Galinhas e deliciosos mergulhos e banhos de piscina, Gabi acaba se envolvendo com Pedro, um garoto superfofo e gente boa. Mas quem vai mexer de verdade com o coração da menina é Felipe, pena que ele não esteja solteiro... Apesar das confusões à vista, a química entre Gabi e Felipe é mais forte, e os dois vivem um intenso amor de carnaval. Mas será que esse amor tem chances de sobreviver ao tempo e à distância, quando a quarta-feira de cinzas chegar, e com ela os últimos dias da viagem de Gabi?
Carnaval é um romance juvenil com o qual qualquer adolescente vai se identificar.

Uma leitura leve, simples, que mostra um romance de carnaval tão intenso quanto breve. Mas esse é o destino desses romances de “ocasião”, com eu chamo. Li em uma hora, o tempo todo tentando adivinhar se o relacionamento duraria além do carnaval, se Gabi iria se decidir... Enfim, livro divertido, perfeito para o mês do carnaval.

Aniversário de lançamento: A rainha vermelha

Em 2025, alguns autores e livros completam alguma década de lançamento. Para comemorar esses aniversários, elaborei alguns outros jogos de palavras que serão postados no decorrer do ano. As respostas de todos saem em dezembro.
A primeira obra a receber parabéns é A rainha vermelha, o primeiro livro da série homônima da Victoria Aveyard, completando 10 anos.