1 de jun. de 2016

1808 (Laurentino Gomes) – DL 2016


Título: 1808: Como uma rainha louca, um príncipe medroso e uma corte corrupta enganaram Napoleão e mudaram a História de Portugal e do Brasil
Autor: Laurentino Gomes
Mês: Junho
Tema: Ganhador de algum prêmio
Editora Globo Livros, 384p.

Em 1807, a família real portuguesa chega no Brasil, com ajuda dos ingleses (em troca de uma aliança), fugindo das tropas de Napoleão Bonaparte Assim, a família real se estabelece em terras brasileiras, que não estavam de modo algum preparadas para recebê-los. Por 14 anos, a corte portuguesa viveu na colônia, sob o reinado do não preparado e influenciável D. João, que assumiu o trono português quando seu irmão mais velho morreu ao ser acometido por varíola. Ao voltar para Portugal, após a derrota de Napoleão, D. João deixa seu herdeiro, Dom Pedro I para cuidar de sua preciosa colônia.

Sempre tive curiosidade em ler esse livro. Gostei. Não é uma leitura fácil, não por ter uma linguagem rebuscada ou algo assim, mas você precisa gostar de história. Para escrever esse livro, Laurentino fez uma vasta pesquisa em acervos históricos variados, daí a enormidade de fontes e detalhes (alguns até cômicos, como a falta de higiene do rei). Mesmo assim, o livro passa longe daquelas publicações acadêmicas que retratam a fuga da corte portuguesa para o Brasil. É sempre bom ler livros assim, para se ter uma noção mais ampla da maneira que esse “início de país” influencia até hoje na situação do Brasil. Completamente recomendado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário