15 de jul. de 2024

Monteiro Lobato (Marisa Lajolo) – DAL 2024


 

Título: Monteiro Lobato: um brasileiro sob medida
Autora: Marisa Lajolo
Mês: Julho
Tema: Letra M
Editora Moderna, 99p.

Sinopse: Monteiro Lobato: um brasileiro sob medida trata ainda de outros momentos da vida do grande escritor, como a publicação de O escândalo do petróleo, a elaboração de seu projeto petrolífero para o país, os problemas com o governo, o exílio na Argentina, a simpatia por Luís Carlos Prestes, o final de vida de amargura, apesar do reconhecimento do público. Vale a pena ressaltar que os fatos e as interpretações da biografia, fruto de anos de pesquisa da autora, são relatados em uma linguagem clara e agradável, em um tom elegantemente coloquial. No final do volume, foram incluídos uma bibliografia comentada sobre o autor e um quadro cronológico contendo os principais acontecimentos da biografia e do momento histórico em que viveu o escritor.
O projeto gráfico do livro, assinado por Moema Cavalcanti, é uma verdadeira homenagem ao editor Lobato, a começar pelo formato pouco usual (mais largo que alto) do volume, que lembra os livros infantis. Também digno de nota é o uso da cor forte e vivaz que acompanha a capa com a foto do escritor, as folhas de guarda, as antigas ilustrações das personagens infantis (que infelizmente não trazem o crédito dos artistas que as desenharam), enfim, todos os detalhes decorativos que permeiam a obra. Finalmente, as ilustrações com fotos de São Paulo antigo e reproduções de algumas das lindas capas encomendadas pelo editor Lobato. Por tudo isso, o livro deve agradar tanto aos especialistas em literatura e cultura brasileira como aos leitores leigos que gostam de uma boa e bonita biografia.

Um achado surpresa que serviu perfeitamente para o desafio. Eu ainda estava atrás de um título para essa letra e nunca havia lido nenhuma biografia de Monteiro Lobato, então nem foi preciso pensar muito. Eu gostei muito, apesar de ser um livro muito curto, não deixa nada a desejar no quesito das informações sobrea vida privada e profissional de Lobato. Aliás, me deixou meio surpresa do quão pouco eu saia sobre a vida do que é o maior escritor de livros infantis do Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário