19 de abr. de 2023

The Red Pyramid (Orpheus Collar) - DLL 2023

Título: The red pyramid 
Autora: Orpheus Collar 
Mês: Abril 
Tema: Escolha livre 
Editora Hyperion Books, 192p. 

Sinopse: Siblings Sadie and Carter Kane discover that the gods of Egypt are waking, and the worst of them--Set--has his sights on them. to Stop him, the duo embarks on a dangerous journey across the globe, one that brings Carter and Sadie ever closer to the truth about their family and its connection to a secret order that has existed since the time of the pharaohs. 

Essa foi uma das séries e a única completa que li de Rick Riordan. Lembro que quando comentaram sobre o lançamento de uma coleção focada na mitologia egípcia, eu me empolguei. Gostei bastante porque na época me fez entrar em contato com mitos, que era um assunto que passei a adolescência lenda, mas depois deixei de lado em busca de outras leituras. Foi uma leitura prazerosa na época, da mesma forma que foi agora ler a graphic novel. Na verdade, agora foi muito mais por conta do material. O colorido das imagens (como é sobre o Egito, os tons são de cores muito fortes e quentes), além do que ver a imagem que algo que eu havia imaginado enquanto lia é muito melhor do que o que eu idealizei na época (por exemplo, quando o pai deles é aprisionado no sarcófago e a cena da morte da mãe deles). Essa foi sem dúvida uma das melhores hq que li esse ano. Completamente recomendado.

17 de abr. de 2023

Pato Donald 3 – DLL 2023

Título: Pato Donald 3 
Mês: Julho 
Tema: Ilustrado
Editora Abril, 214p.

Sinopse: Há um unicórnio solto por aí e o Tio Patinhas quer o bicho de qualquer jeito! Então, Donald e os meninos embarcam em uma busca arriscada rumo a uma terra distante. (Mas, se você captura um animal mítico, o que faz com ele?) De volta a Patópolis... como uma simples cartinha para o Papai Noel poderia provocar não só uma acirrada “guerra de travesseiros de dinheiro” entre Donald e Patinhas, mas também uma estrondosa batalha de escavadeiras a vapor? Decidido a se tornar um homem de negócios vencedor, Donald aceita o desafio de fazer uma venda impossível para os índios mais isolados da América do Norte. O genial Carl Barks mais uma vez nos surpreende e nos delicia com suas desventuras emplumadas de humor ácido e afiado. Confira você mesmo! Prefácio de Jeff Kinney, autor de Diário de um Banana. 

Como sempre, uma publicação impecável. Algumas das histórias eu já conhecia, outras não. Todas muito divertidas e que me fazem lembrar da melhor época da minha vida. Totalmente recomendado.

14 de abr. de 2023

Once upon a time – DLL 2023

Título: Once upon a time: behind the magic 
Mês: Abril 
Tema: Contos de fadas às avessas 
Editora Titan Books, 176p. 

Sinopse: Adam Horowitz and Edward Kitsis, writers of Lost, have created a modern take on fairy tales with a female lead character, Emma Swan, who has moved to Maine. The show revolves around the adaptation of fairytale characters such as Snow White and Prince Charming who have been brought into the real world with no knowledge of their true identities, due to the Evil Queen. 

O livro sobre a série! Eu amei essa série, do início ao fim (mesmo que a última temporada não tenha sido grandes coisas). Foi uma das melhores versões dos contos de fadas. Roteiro, elenco, todos os contos conectados de uma forma muito imaginativa, cada temporada terminando de uma forma que deixava um gosto a mais (eu me lembro da loucura que foi quando Elza apareceu, no auge do sucesso de Frozen). Esse livro fala somente sobre a primeira temporada, infelizmente, mesmo assim foi bom saber mais sobre as ideias por trás da criação da série. Muito recomendado.

12 de abr. de 2023

Um livro por dia (Jeremy Mercer) - DLL 2023

 



Título: Um livro por dia: minha temporada parisiense na Shakespeare and company 
Autor: Jeremy Mercer 
Mês: Abril 
Tema: História ambientada em biblioteca ou livraria 
Editora Casa da Palavra, 318p. 

Sinopse: As memórias de um jornalista mochileiro no melhor estilo bibliomania. Uma aventura literária na Paris da virada do milênio. Mais do que a fascinante história da livraria mais charmosa do mundo, a Shakespeare and Company, este livro conta, com um humor impagável, o dia-a-dia de seus personagens e a boemia cultural nas ruas. Com pouco dinheiro no bolso, Jeremy Mercer partiu para a França. Um dia aceitou o convite de uma balconista da Shakespeare and Company para uma xícara de chá. Descobriu que poderia dormir e viver na livraria em troca de prestar serviços diários no local. Fazia parte do trabalho ler pelo menos um livro por dia. 

Eu nao sabia exatamente o que esperar desse livro. Na verdade, para esse tema, eu fui atras do livro sobre a história da Shakespeare and company, mas nao consegui achar, e como esse apareceu nas minhas recomendaçoes, fui atrás. E não me decepcionei. O autor fala de sua vida antes, durante e depois de sua breve permanencia na livraria, e nesse durante ele narra na só o surgimento da livraria, mas o objetivo por trás dele, e como funcionava viver dentro dela. Me deixou com muito mais vontade de conhecer o lugar um dia. Leitura leve, bem para quem é apaixonado por tudo relacionado a livros.

10 de abr. de 2023

Escritos Indígenas (Leda Rita Cintra) – DLL 2023


Título: Escritos Indígenas: Uma antologia 
Autora: Leda Rita Cintra (org.) 
Mês: Abril 
Tema: Escrito por autora indígena 
Editora Cintra, 159p. 

Sinopse: Indígenas, sob diferentes denominações, existem em todos os continentes quando os consideramos como os primeiros habitantes e seus descendentes e, seres universais, como todo escritor, divulgam saberes ancestrais que falam de homens, lendas e entidades . Isso fica muito evidente neste volume, em que escritores de diversas etnias indígenas do Brasil expõem seu saber em linguagens nem sempre idênticas, porque a geografia os separa, e quando até mesmo a grafia os diferencia, tradutores que são da linguagem oral que sempre os marcou e ainda hoje chega até nós, leitores, no embalo encantatório de suas frases poéticas que reúnem ao cair da tarde nas aldeias, velhos e moços e crianças para ouvir esses grandes contadores não de casos, mas de histórias que vivemos desde que o mundo é mundo e que passam pela ótica de cada ser vivente, em cada etnia que habita o universo. São escritores premiados alguns, outros mais recentes, mas todos de inegável qualidade literária, por isso todos reunidos nesta antologia que esperamos encante os leitores das cidades no conhecimento dessa parte do universo até aqui tão pouco difundida. Escritos Indígenas foi publicado também na revista Matérika da Costa Rica, sob a direção do escritor Alfonso Peña, e traduções para publicação impressa estão sendo preparadas na Colômbia e na França. 

Um livro bem pequeno com várias histórias interessantes. Foi difícil encontrar livros específicos de autoras indígenas, então achei esse na Amazon, uma pequena coletânea de vários autores indígenas, dentre eles Graça Graúna, Giselda Jerá, Lia Minápoty. Foi uma leitura bem rápida, coisa de uma hora. É bom ver que, apesar de ser "rara" e um pouco difícil de encontrar, a literatura indígena está ganhando um espaço que antes não tinha. Um livro muito bom, recomendado.