25 de set. de 2024

Star Wars From a certain point of view – DAL 2024


 

Título: Star Wars From a certain point of view
Mês: Setembro
Tema: Letra S
Editora Del Rey, 400p.

The sound was incredible. They turned toward it in awe and dread, a deadening of air that pulled all noise from around them before a tremendous blast like lightning rent the air. Bail yanked her into his arms, squeezing her as light blinded them, a ring of white that grew from the horizon, spreading fast, bringing trees, beasts, and rocks with it. [...] 
“She lives.” He kissed her forehead, leaving his lips there as the palace shook under them and the beams holding the balcony aloft screamed and gave. [...]
“She lives,” Bail said once more.
Breha closed her eyes. “I know.” [...]

Sinopse: Forty years. Forty stories. In honor of the fortieth anniversary of Star Wars: A New Hope, this collection features Star Wars stories by bestselling authors, trendsetting artists, and treasured voices from Star Wars literary history. More than forty authors have lent their unique vision to forty “scenes,” each retelling a different moment from the original Star Wars film, but with a twist: Every scene is told from the point of view of a background character. Whether it’s the X-wing pilots who helped Luke destroy the Death Star or the stormtroopers who never quite could find the droids they were looking for, Star Wars: From a Certain Point of View places the classic movie in a whole new perspective, and celebrates the influence and legacy of the unparalleled cultural phenomenon, Star Wars. 

He reached the rocks, and then he stopped.
He felt it again.
It wasn’t a droid. Nor was it one of the Empire’s ships.
He reached out again.
It wasn’t even for him.
And then it shifted, and it was for him. [...]
It was Obi-Wan.
Yoda leaned against the stones and smiled. Their exile had been too long and too lonely. But had the two ofthem remained together,the Empire would surely have found them. And there was the other Skywalker to watch over—impetuous, headstrong, unruly, inattentive. He needed Obi-Wan’s eye on him. Unlike the other, whose strength and will and clarity showed all the markings of a great Jedi.

Isso significa que Yoda queria treinar Leia? Eu ouvi essa teoria no fandom.
Esse foi o ebook de 400 páginas que eu li mais rápido na minha vida. Como eu não suporto e-books de mais de 100 páginas, prefiro mil vezes o livro físico, isso não é pouca coisa. Esse é o poder de Star Wars.
De todas as histórias, as minhas favoritas são sobre a captura da princesa Leia, sobre a destruição de Alderaan do ponto de vista de Bail e Breha e sobre Yoda sentindo o resultado do encontro entre Vader e Kenobi.

And then, another vibration came—and this one, too, was familiar. This one was hard and strong, and it pulsed fiercely. In its rhythm it carried… arrogance. In its rhythm, it carried darkness.
And in its rhythm, it carried—this was the first that Yoda had ever noticed it—a terrible, angry, despairing loneliness.
Loneliness!
It was Anakin…or what had become of him. And he was in pain. And the remedy he used to soothe himself was pain—the pain of both others and himself. Yoda brought his hand to the center of his chest.
Then the two vibrations met, and their pulses fought across the back of the Force.

O conto sobre Alderaan no momento da destruição é simplesmente devastador, não nego que chorei ao imaginar. E o sobre Yoda sentindo a solidão de Anakin…. Eu acho incrível que todos os autores souberam captar o tom de cada acontecimento, mesmo quando tal acontecimento nós vimos pouco ou nada nos filmes (ex. a destruição do planeta do ponto de vista dos habitantes). Eu não imaginava que ia gostar tanto assim, mas adorei. Um ebook completamente indicado.

23 de set. de 2024

Red’s untold tale (Wendy Toliver) – DAL 2024

 


Título: Red’s untold tale
Autora: Wendy Toliver
Mês: Setembro
Tema: Letra R
Editora Titan Books, 416p.

Red é uma garota de 16 anos que mora com a avó, ajudando a senhora em seu negócio de assados, vendendo de porta em porta. No meio disso, ela tenta manter seu romance com Peter, mas quando chega o Wolfstime (tempo do lobo), ela precisa fazer o que todo mundo da vila faz: entrar em casa e trancar as portas. Sofrendo com sonhos que não consegue explicar, flashbacks do seu 13º an (quando recebeu sua capa e o apelido de "Red"), e tentando controlar seu temperamento explosivo, Red descobre que sua mãe também tinha os mesmos sonhos do Wolfstime. Essa descoberta leva a jovem a ter uma percepção maior sobre sua vida, magia e seus sonhos.

Only when you refuse to be a victim of fear will you know your true power. 

Eu me lembro vagamente dessa personagem na série Once upon a time e se estou correta, os acontecimentos em torno dela são muito tristes. Foi uma das personagens de contos de fadas melhor adaptadas na série que eu amei, com uma das melhores versões da Chapeuzinho Vermelho e o Lobo Mau. O livro fala um pouco mais sobre ela e sua história e os sonhos de lobo. Adorei e recomendo.

20 de set. de 2024

E não sobrou nenhum (Pascal Davoz) – DLL 2024


 

Título: E não sobrou nenhum
Autor: Pascal Davoz
Mês: Setembro
Tema: Um suspense
Editora Globo Clube, 80p.

Em uma antiga propriedade de um milionário norte-americano, dez pessoas são convidadas a senhora reunirem sob falsos pretextos. Sem nunca terem se conhecido e sem nada em comum, eles aproveitam do luxo e da diversão até que o anfitrião apareça. Só que durante essa espera, um dos hóspedes aparece morto. A partir daí, outras mortes se seguem, fazendo alusão a um poema estranho e a dez soldadinhos de porcelana que são quebrados a medida que as pessoas vão morrendo…

Eu amei essa Hq. O livro propriamente dito ainda não li, mas a Hq é muito boa. As ilustrações trazem cores vivas, e no decorrer da história eu fiquei tentando me lembrar onde eu já tinha lido uma outra adaptação dessa mesma história. Apesar de não achar tão misterioso assim, o enredo conseguiu me chamar atenção e eu não consegui descobrir o culpado (para variar). Recomendo.

18 de set. de 2024

A mansão Hollow (Agatha Christie) – DLL 2024


 

Título: A mansão Hollow
Autora: Agatha Christie 
Mês: Setembro
Tema: Um livro contido em uma lista literária
Editora HarperCollins Brasil, 256 p.

Dois casais, mais alguns amigos, resolvem se reunir na Mansão Hollow para um fim de semana de diversão. Mas tudo acaba quando um dos convidados acaba sendo assassinado. O problema é que para Hércules Poirot, a cena do crime parece um tanto falsa. A polícia acha que tem todos os dados na mão para resolver, mas um ou outro elemento faz eles questionarem tudo de novo.

Mais uma história de Agatha Christie que eu consegui descobrir o assassino antes do final (e até a razão só crime), mas os envolvidos em torno da história me deixaram surpresa. O engraçado foi que eu vi uma propaganda de mais uma adaptação dos livros dela com o Kenneth Branagh como Poirot e nos comentários todo mundo dizia que não tinha nada a ver com o livro e quem era o criminoso, e não sei pq isso ficou na minha cabeça, porque nem a propaganda nem os comentários diziam que era uma adaptação desse livro (até agora não sei se é, pq o título do filme é diferente). O fato o assassino na adaptação ficou na minha cabeça e eu achei que era o assassino em Mansão Hollow também. Eu gostei bastante desse, apesar de quase ter desistido, porque achei o início bem arrastado. Só fica interessante a partir do crime. Recomendo.

16 de set. de 2024

Moby Dick – DLL 2024

 


Título: Moby Dick
Mês: Setembro
Tema: Um livro que quer ler há mais de 2 anos
Editora Panini Comics, 98p.

Sinopse: Uma fascinante releitura do romance de Herman Melville estrelada pelos Patos Disney. Depois de ter seu navio destroçado e sua moedinha da sorte levada pela gigantesca baleia branca, Tio Patinhas (Capitão Quakhab) lança-se ao mar em busca de vingança. Para tanto, ele conta com uma tripulação corajosa e... mais ou menos competente formada por Donald, Peninha, Pardal, Gansolino, Huguinho, Zezinho e Luisinho, além de alguns tipinhos suspeitos. Este é o terceiro volume da coleção Graphic Disney, e inclui atrações extras como esboços, aquarelas e uma entrevista com os criadores.

Um dos primeiros lançamentos da coleção Graphic Disney da Panini que eu queria ler. No mês em que Herman Melville faleceu, pareceu uma boa ler mais uma adaptação de eu clássico sobre a baleia caçadora de barcos. A história de Moby Dick me fascina desde pequena, mesmo antes que eu lesse o livro pela primeira vez. A edição é de um primor absoluto, as cores são vivas, e as ilustrações refletem bem o tom de ação e desespero da história (mesmo tenho o toque de comédia, porque, Disney). O volume ainda traz o processo de escrita da história pelos artistas Francesco Artibani e Paolo Mottura (que é engraçada, diga-se de passagem) com fotos e imagens. Adorei.