13 de mai. de 2022

Tempestade de guerra (Victoria Aveyard) – PSRC 2022



Título: Tempestade de guerra 
Autora: Victoria Aveyard 
Mês: Maio 
Tema: Um livro de um autor que você leu em 2021 
Editora Seguinte, 700p. 

Tiberias Calore quer assumir o trono de Norta e aceita se casar com Evangeline (após Mare negar seu pedido), enquanto a Guarda Escarlate e a república de Monfort tentam lidar com o enfraquecimento da revolução após essa traição. Mas o novo rei ainda precisa do apoio de ambos os grupos, que não aceitaram muito bem o que ele fez, pois querem uma democracia onde vermelhos e prateados sejam tratados como iguais (eles tem um gostinho do que seria igualdade ao visitarem Monfort e verem com os próprios olhos que a democracia é a melhor maneira de organizar um povo). Do outro lado da guerra, Maven e sua esposa de Lakeland tramam uma forma de se aliarem ao reino de Piemont. A batalha final se aproxima, e vermelhos e prateados irão se enfrentar até que a igualdade prevaleça. 

O último livro da série Rainha Vermelha, muito cheio de reviravoltas que me deixou perdida no início e dificultou minha vida na hora de fazer uma resenha que prestasse sem revelar nenhum spoiler. Gostei muito desse livro pois a leitura flui de uma maneira ótima. Apesar de não ter exatamente preferências sobre o romance principal, acho que Maven e sua praticamente obsessão por Mare foi o que tornou algumas partes dessa história suportáveis, além do fato de Maven ter sido desde sempre um personagem que me chamou atenção, por tudo que ele passou. Cal é mostrado muito como um herói, e esse livro serviu para desconstruir isso (mesmo que eu entenda seu posicionamento quanto a questão do trono). Evangeline, sem dúvida, é a personagem mais bem construída desde o livro anterior e na conclusão da história para ela não decepciona. Por vários motivos, esse livro é excelente. Não só porque atendeu minhas expectativas para o fim da série, mas porque também me surpreendeu de várias boas maneiras. Recomendado.

11 de mai. de 2022

Trono destruído (Victoria Aveyard) – DLL 2022



Título: Trono destruído 
Autora: Victoria Aveyard 
Mês: Maio 
Tema: Um livro com um conto (ou mais) 
Editora Seguinte, 504p. 

Em Canção da rainha, Coriane Jacos achava que ficaria sozinha o resto da vida. Integrante de uma família nobre, mas sem poder, ela acaba sendo obrigada a se mudar para o palácio, onde uma amizade com o príncipe herdeiro acaba se tornando algo mais sério. Ao aceitar se casar com Tiberias V, que descartou a Prova Real por estar apaixonado por ela, Coriane se torna alvo da inveja das jovens da corte. O perigo principal que ela enfrenta existe na figura de Elara Merandus, uma das principais concorrentes na competição pela honra de casar com o príncipe. Casada e rainha, Coriane percebe que a vida não é nenhum mar de rosas. 
No conto Cicatrizes de aço, Diana Farley, cujo codinome é Ovelha, é uma das líderes da rebelião vermelha. Quando ela finalmente tem a chance de comandar uma missão sozinha, começa a ficar receosa pelo fato de que antes sempre estava acompanhada de seu comandante, codinome Carneiro. Suas ordens agora são para se dirigirem para Harbor Bay, identificado como o lugar mais viável em Norta para se semear a rebelião, e recrutar todo tipo de gente para um primeiro ataque a capital. No meio do caminho, ela conhece Shade Barrow, que tem interesse em se juntar a Guarda Escarlate e cujo reconhecimento da irmã no meio da cerimônia de escolha de uma noiva do príncipe pode ajudar em muito a rebelião. 
Em O mundo que ficou para trás, a princesa Lyrisa de Piedmont acaba sendo embarcada no barco de Ashe, única sobrevivente do ataque rebelde que matou sua comitiva a caminho de Lakeland. Mas na verdade ela está fugindo de Orrian Cygnet, primo da rainha de Lakeland. E isso acaba colocando a tripulação e todos no barco em perigo. Quando são descobertos por Orrian, uma fuga desesperada livra todo mundo de um grande problema. 
O conto Coração de ferro narra a história de Evangeline e sua abdicação ao trono do reino de Rift. Em Luz do fogo, fala da volta de Mare a capital, prestes a encontrar Cal novamente. E o último conto, Adeus, fala do último encontro entre Cal e Maven. 

Eu já havia lido os dois primeiros contos desse livro, então só não conhecia o restante. Gostei da linha do tempo, que me ajudou a lembrar de vários personagens e acontecimentos. Mas a verdadeira surpresa foi o conto sobre Evangeline, que eu adorei. E o último conto sobre os irmãos, me deixou com os mesmos sentimentos conflitantes de quando comecei a entender Maven. De forma geral, eu gostei da leitura, complementa a série de mogo magistral, dando uma nova luz a muitos personagens que eu simplesmente tinha começado a odiar. Indicado.

9 de mai. de 2022

The crown official companion volume 1 (Robert Lacey) – DLL 2022

 


Título: The crown official companion volume 1: Elizabeth II, Winston Churchill, and the Making of a Young Queen (1947-1955) 
Autor: Robert Lacey 
Mês: Maio 
Tema: Um livro sobre realeza 
Editora Crown Archetype, 336p. 

Sinopse: Elizabeth Mountbatten never expected her father to die so suddenly, so young, leaving her with a throne to fill and a global institution to govern. Crowned at twenty-five, she was already a wife and mother as she began her journey towards becoming a queen. As Britain lifted itself out of the shadow of war, the new monarch faced her own challenges. Her mother doubted her marriage; her uncle-in-exile derided her abilities; her husband resented the sacrifice of his career and family name; and her rebellious sister embarked on a love affair that threatened the centuries-old links between the Church and the Crown. This is the story of how Elizabeth II drew on every ounce of resolve to ensure that the Crown always came out on top. Written by the show’s historical consultant, royal biographer Robert Lacey, and filled with beautifully reproduced archival photos and show stills, The Crown: The Official Companion: Volume 1 adds expert and in-depth detail to the events of the series, painting an intimate portrait of life inside Buckingham Palace and 10 Downing Street. Here is Elizabeth II as we’ve never seen her before. 

Um guia excelente para a primeira temporada da série The Crown. Diferente dos outros livros companion que já li, onde o autor faz um apanhado geral da história, neste cada capítulo leva o título de um episódio (o que é ótimo e facilita para quem não lembra direito de algumas coisas a não ficar se perguntando quando aconteceu tal coisa, quando apareceu tal personagem). Talvez o fato do autor já ter escrito outros livros sobre a realeza britânica tenha facilitado diferenciar fato de ficção quando a série criava coisas para dramatizar ou para fazer a adaptação ser de entendimento mais fácil para o espectador. Eu adorei esse livro, recomendo muito.

6 de mai. de 2022

A origem e a lenda de Obi-Wan Kenobi (Ryder Windham) – DLL 2022


 

Título: A origem e a lenda de Obi-Wan Kenobi 
Autor: Ryder Windham 
Mês: Maio 
Tema: Um livro sobre um assunto favorito 
Editora Universo Geek, 192p. 

Luke Skywalker está de volta a Tatooine, buscando na cabana abandonada de Obi-Wan Kenobi qualquer informação sobre seu passado e sobre os jedi. Acaba descobrindo como foi a vida do antigo mestre, desde sua época de padawan, até conhecer Anakin Skywalker e se tornar seu mestre, passando pela destruição dos jedi, o surgimento de Vader e seu exílio até o confronto com Vader na Estrela da Morte. 

Esse livro foi muito bom de ler. Não faz parte do cânone estabelecido pela Disney, mas isso não diminui em nada seu valor, porque mostra acontecimentos e pessoas que a Disney praticamente resolveu esquecer porque faz parte das prequels, graças a crítica ridícula dos fãs mais sem noção da saga. Vale a pena porque mostra o ponto de vista de Kenobi, que independentemente do hater, continua sendo um grande favorito meu. Muito recomendado.