25 de jan. de 2023

Star Wars: last shot (Daniel José Older) – DLL 2023


 

Título: Star Wars: last shot 
Autor: Daniel José Older 
Mês: Janeiro 
Tema: De ficção 
Editora Del Rey, 400p. 

Han Solo agora está casado e é pai de família. Leia Organa é uma senadora da Nova República. O filho deles, Ben, é um bebê, que fica em casa com o pai enquanto a mãe está trabalhando. A vida é tranquila depois dos anos de guerra, mas Han Solo começa a sentir falta da agitação desses tempos. Quando seu amigo Lando aparece em sua casa para acertar velhas contas, e falar sobre um novo perigo... 

The boy had seemed to light up the whole world when he’d first arrived: this simple, impossible sliver of hope amid so much death and destruction. […]Now there was a small, squirmy extension of himself out in the world and he honestly had no idea what to do about it. 

Esse pequeno trecho do início do livro resume muito bem a relação pai e filho que Han Solo teria com seu filho Ben. Mais uma vez, fico contente de ver que todos os autores que escrevem sobre acontecimentos relacionados aos filmes (sejam novelizações, sejam romances) fazem um ótimo trabalho. A história gira em torno de Han Solo e sua vida pacata de casado e pai, quando ele começa a sentir falta da agitação de sua vida anterior. Foi legal ler e saber quem eram alguns personagens aos quais o livro faz menção, graças as minhas leituras dos quadrinhos. Um livro bacana e rápido de ler.

23 de jan. de 2023

Girl in Dior (Annie Goetzinger) – DLL 2023


 

Título: Gil in Dior 
Autora: Annie Goetzinger 
Mês: Janeiro 
Tema: Assunto favorito 
Editora NBM, 128p.
 
Sinopse: Em fevereiro de 1947, o "creme de la crème" da alta-costura parisiense reuniu-se para assistir ao desfile de estreia de Christian Dior. Em uma enxurrada de saias em forma de corola, o desfile de modelos desfila pela passarela e o público hipnotizado declara o desfile um triunfo. Quando Clara - uma cronista recém-contratada e guia pelos corredores movimentados da novíssima casa de moda - é escolhida a dedo pela Dior para ser modelo, ela sabe que sua vida nunca mais será a mesma. Um docudrama biográfico que combina a ficção com a história de um dos maiores estilistas da história, este trabalho é uma apresentação impressionante e sem fôlego dos maiores designs de Christian Dior, belamente representados pela artista bestseller Annie Goetzinger. 

Em meio a busca por ideias, a abertura do primeiro ateliê de costura de Christian Dior, as críticas e elogios da sociedade parisiense para o talentoso estilista, essa HQ mostra uma jovem jornalista demitida que acaba encontrando empego junto a equipe de Christian Dior. Uma história muito bem feita sobre o inicio de carreira desse grande nome da moda mundial. Moda é um assunto que me atrai ler, e eu imaginava que essa hq seria biográfica, mas não esperava que seriam intermediadas outras histórias além da vida e trabalho de Dior. Adorei, recomendo.

20 de jan. de 2023

Star Wars Império despedaçado (Greg Rucka) – DLL 2023

Título: Star Wars Império despedaçado 
Autor: Greg Rucka 
Mês: Janeiro 
Tema: HQ, mangá, graphic novel 
Editora Panini, 96 p. 

Sinopse: Embarque em mais uma grandiosa aventura da saga Star Wars, situada logo após a destruição da segunda Estrela da Morte e que serve de porta de entrada para a superprodução Star Wars: O Despertar da Força. Apesar da emoção da vitória sobre o Império, ainda é cedo para afirmar que a guerra acabou. Reveja Luke, Han, Leia, Chewbacca e os droides C-3PO e R2-D2 e novos personagens em diversas missões pela galáxia, tendo de lidar com um Império despedaçado! 

Essa hq faz parte da série de lançamentos sobre o primeiro filme da mais recente trilogia de Star Wars. A morte do imperador Palpatine e de Darth Vader não mudou muito a situação da galáxia, os rebeldes continuam sua luta com os imperalistas remanescentes. Enquanto Leia vai em busca do apoio de Naboo, Luke parte em mais uma busca de artefatos jedis importantes, com a ajuda de Kes e Shara Dameron. Eu adorei porque qualquer coisa que me remeta a segunda trilogia e a Naboo, eu amo. A qualidade do material é excelente, como todas as publicações da Panini. Recomendo.

18 de jan. de 2023

Anne de Ingleside (Lucy Maud Montgomery) – DLL 2023


 

Título: Anne de Ingleside 
Autora: Lucy Maud Montgomery 
Mês: Janeiro 
Tema: Clássico que ainda não leu 
Editora Pedrazul, 275p. 

O tempo passou e agora Anne Shirley é uma ocupada mãe de seis crianças, enquanto Gilbert continua o médico atarefado de sempre. Às voltas com as confusões dos filhos, ela tem que lidar também com uma visita prolongada de Mary Maria, uma tia distante que sempre quer opinar em tudo e se ofende com qualquer coisa, testando a paciência de Anne a todo instante. Anne também começa a lidar com a pequena desconfiança de que Gilbert talvez não a ame mais... 

Um livro maravilhoso, como todos os outros da série Anne. A história continua de onde parou no livro anterior, com uma significativa mudança de tempo. Agora os filhos de Anne já são seis, e eu adorei que a autora dedica um capítulo para as “aventuras” de cada um, levando o leitor a conhecê-los mais. Só quando estava lendo a sinopse que percebi que seria o último tendo Anne como protagonista e sinceramente não sei o que pensar sobre isso. Claro que a história não perde o encanto quando foca em outros personagens, mas ainda assim... De qualquer forma, eu amei esse livro. 

16 de jan. de 2023

Harry Potter e a pedra filosofal (J.K. Rowling) – DLL 2023


 

Título: Harry Potter e a pedra filosofal (edição ilustrada) 
Autora: J.K. Rowling 
Mês: Janeiro 
Tema: Autora favorita 
Editora Rocco, 246p. 

Harry Potter não é um garoto comum, e ele descobre isso no seu aniversário de 11 anos de idade quando um gigante chamado Hagrid aparece em sua frente para levá-lo, afinal, seus anos de estudo na Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts estão para começar. Nessa escola, Harry fará os primeiros amigos de sua vida, conquistará alguns desafetos e vai descobrir muito mais sobre o seu passado e a morte de seus pais. 

Sim, podem me criticar, mas apesar de tudo, J.K. Rowling continua sendo uma das minhas autoras favoritas. Se fiquei decepcionada com seus últimos posicionamentos sobre pessoas trans? Sim, fiquei. Gostaria que ela pensasse de outra forma? Sim. Mas sobre isso não posso fazer nada. Seus posicionamentos preconceituosos não mudam o fato de que foi com Harry Potter que tomei gosto por livros de fantasia, do mesmo jeito que a minha decepção com a autora não vai fazer com que ela mude de posicionamento. Apesar da maioria das pessoas não conseguir diferenciar obra de autor, isso pode sim ser feito. Dito isso, vamos ao livro. Desde que eu soube que sairia uma edição ilustrada dos livros de Harry Potter e depois que eu vi como seria, fiquei muito louca para ter em mãos logo. Finalmente consegui e digo que valeu o valor que paguei, o livro é lindo demais. Uma edição primorosa, as ilustrações são caprichadas e dão um toque excelente a essa releitura.