21 de dez. de 2016

O livro das princesas (Meg Cabot, Paula Pimenta, Lauren Kate, Patrícia Barboza) – RC 2016


Título: O livro das princesas
Autoras: Meg Cabot, Paula Pimenta, Lauren Kate, Patrícia Barboza
Mês: Dezembro
Tema: De autor bem conhecido
Editora Galera Record, 287p.

Em A modelo e o monstro, Meg Cabot faz uma releitura do conto da Bela e a Fera. Belle Morris está viajando em um navio de cruzeiro com direito a tudo de bom que o seu pacote de viagem tem a oferecer. Na verdade, ela nem queria estar lá, a viagem era para o pai e a nova esposa aproveitarem de lua-de-mel. Após um ataque de um cara mal encarado, ela é resgatada por alguém que ela identifica como Sombrio Misterioso e nessa curta convivência, ela vai descobrir mais sobre a viagem e sobre a vida de seu salvador.
Paula Pimenta fala em Princesa pop de Cintia, uma jovem que, depois do divórcio dos pais, foi morar com a tia pois a mãe vive viajando a trabalho. Na festa das suas meias-irmãs, ela acaba conhecendo um carinha muito legal, mas foge quando descobre quem ele é. No outro dia, só se sabe falar da menina misteriosa que perdeu um All Star, e que o cantor da banda da festa quer muito conhecer. Quando a madrasta de Cíntia descobre que ela é a garota misteriosa, vai infernizá-la, até que Cíntia possa ter seu final feliz.
Lauren Kate reconta a história da Bela adormecida em Eclipse do unicórnio. Percy está de viagem marcada para a França, mas desde que terminou seu namoro, a vontade de viajar acabou, pois a França não é o país mais romântico do mundo? Durante um passeio por um bosque com sua turma, ele acaba indo parar em um bosque encantado e encontra uma linda moça desmaiada. Ela é Talia, uma princesa que por causa do presente dado pelo Anjo da Justiça, foi fadada a pagar caro quando se tornasse ousada demais.
Em Do alto da torre, Patrícia Barboza apresenta Camila, que vive com a madrinha depois que os pais morreram. Quando criança, Camila ficou muito doente, e como promessa para se curar, sua tia fez com que até seus quinze anos ela não cortasse seu cabelo.Após um acidente com seu melhor amigo depois de uma feia discussão com sua madrinha, Camila percebe que seus reais sentimentos por ele não são somente os de uma amiga.

Eu sabia que esses contos seriam releituras de alguns contos de fadas, mas ainda assim me surpreendi. O que eu mais gostei foi o de Lauren Kate, cuja visão da história da Bela Adormecida eu já conhecia de outra autora, Alex Flinn, com seu livro A Kiss in time. Com todas as histórias se consegue fazer paralelos com os contos em questão, e é isso que eu adoro nestas releituras, a capacidade de manter o tema, até mesmo com semelhança de nomes, mas diferenciar trazendo pro mundo atual. Adorei e agora estou mais ansiosa ainda para ler O livro dos vilões. Recomendo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário