7 de nov. de 2016

O mistério da fábrica de livros (Pedro Bandeira) – DL 2016


Título: O mistério da fábrica de livros
Autor: Pedro Bandeira
Mês: Novembro
Tema: Personagem com a profissão que tem/quer ter
Editora Moderna, 86p.

Laurinha está inconsolável, porque seu namoro acabou. Seu primeiro amor. Quando ela se encaminha para o lugar onde ela e Adriano marcaram seu amor, uma floresta de eucaliptos onde ele deixou em uma das árvores um coração com suas iniciais, ela descobre que a árvore foi cortada para a produção de papel. Depois de falar com o gerente Aurélio, ela é encaminhada para uma gráfica para ver o que acontece com o papel produzido com o seucalipto (a árvore de eucalipto que ela considera sua). Uma idéia vai se formando em sua cabecinha, e a partir desse momento, Laurinha descobre de que forma se produz um livro, desde o momento da escrita até a impressão, ao mesmo tempo em que quer que sua história de amor continue marcada no seucalipto.

Esse livro foi uma delícia de ler. Eu achei que fosse falar superficialmente da produção de um livro, mas me enganei. O autor consegue falar de uma maneira bem acessível de toda a técnica da produção do livro, desde o início. Adorei quando ele falou do trabalho na gráfica, me levou a lembrar do curso que eu fiz sobre produção editorial. Amei, é uma história simples, e muito carregada de sentimento. O melhor é que (e eu já estava esperando um final triste) tudo se resolve muito bem para Laurinha. Recomendadíssimo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário