22 de jan. de 2024

Belinda (Maria Edgeworth) – DLL 2024


 

Título: Belinda 
Autora: Maria Edgeworth 
Mês: Janeiro 
Tema: Um romance de época 
Editora Pedrazul, 452p. 

Sinopse: Publicado pela primeira vez em 1801, Belinda é a história de Miss Portman, uma moça inteligente e charmosa em meio às tentações e perigos da elegante sociedade londrina da época. Sensata e prudente, ela ensina como se viver com dignidade, respeito e ser feliz em pleno século XVIII. Enviada para Londres por sua tia casamenteira para encontrar um marido rico e com um título de nobreza, Belinda influencia a vida de todos aqueles os quais têm a honra de conhecê-la. Um dos romances mais instrutivos já escritos até hoje, um manual de como ser feliz em meio às frustrações da sociedade. 

Mais um romance surpresa. Na verdade, eu só comprei esse livro porque a propaganda na época do lançamento dizia que essa autora foi uma das que Jane Austen lia, mas ficou na estante por muito tempo. Eu demorei pra engatar a leitura no início, foi mais ou menos o que aconteceu quando eu li A Abadia de Northanger pela primeira vez (considerando que Belinda é citado nesse livro, não deveria me surpreender tanto). É um romance com uma heroína carismática, eu só não consegui gostar dos pretendentes, mas o final foi (para mim) previsível. Indicado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário