12 de jul. de 2023

Os homens que salvavam livros (David E. Fishman) – DLL 2023


 

Título: Os homens que salvavam livros: a luta para proteger os tesouros judeus das mãos dos nazistas 
Autor: David E. Fishman
Mês: Julho 
Tema: Com história que inspire 
Editora Vestígio, 351p. 

Durante a Segunda Guerra Mundial, os habitantes do gueto de Vilna, na Lituânia, tiveram não só que lidar com a segregação e as consequências de ser judeu, mas também temer pela preservação de seus livros e manuscritos de sua cultura. Com o fim da guerra, tiveram que arcar com as consequências da destruição perpetrada pelos nazistas, além de lidar com o descaso das autoridades soviéticas na recuperação de livros e manuscritos perdidos. A partir de uma pesquisa extensa e bastante descritiva sobre o gueto de Vilna, o livro traz uma história sobre homens e mulheres que tentaram de todas as formas salvar parte de objetos preciosos para a cultura e o povo judaico.

Ao todo, seis membros sobreviventes da brigada do papel voltaram a Vilna após sua libertação: Shmerke, Sutzkever, Ruzhka Korczak, Noime Markeles, Akiva Gershater e Leon Bernstein. Dois outros estavam internados em campos de concentração alemães: Herman Kruk e Rachela Krinsky. Kruk morreu em Lagedi em setembro de 1944 e Krinsky sobreviveu – mas não voltou mais a Vilna. Os seis sobreviventes em Vilna foram então reunidos por Aba Kovner, o antigo comandante da FPO, que acertou com eles que o resgate dos livros e documentos era um dever solene e uma prioridade urgente. 

Esse foi mais um livro que eu amei ler sobre objetos roubados por nazistas dos judeus durante a Segunda Guerra. Já li sobre a recuperação de obras de arte mundiais, depois sobre a recuperação de objetos culturais saqueados durante a ocupação da Itália, e agora esse, sobre a tentativa de salvar a biblioteca do gueto de Vilna, na Lituânia. Acho que todo lugar saqueado durante a guerra, especificamente durante a Segunda Guerra, deveria contar sua história.

Nenhum comentário:

Postar um comentário