20 de mar. de 2024

Cleopatra (Zahi Hawass e Franck Goddio) - DLL 2024


 

Título: Cleopatra: the Search for the last queen of Egypt 
Autores: Zahi Hawass e Franck Goddio 
Mês: Março 
Tema: Um livro com a capa mais bonita da estante 
Editora National Geographic Society, 255p. 

Cleópatra e o imaginário que a cerca cativa o mundo por cerca de 2.000 anos. Por todo esse tempo, ela é uma das mulheres mais impressionantes do mundo, devido ao que se sabe realmente sobre ela, mas muito mais graças a lenda na qual ela se transformou quando preferiu se matar ao invés de servir de espetáculo para Roma. Ao longo dos anos, os renomados arqueólogos Franck Goddio e Zahi Hawass descobriram no deserto e no mar artefados religiosos e da via diária que descortinam um pouco mais sobre a vida da última rainha do Egito. 

Eu confesso que a escolha do livro para esse tema foi meio difícil, porque eu queria incluir livros comprados até o momento da leitura desse tema. Infelizmente, os que eu queria comprar estavam além das possibilidades no momento, então tive que me contentar com o que eu já tinha na estante. A sorte é eu tenho realmente alguns livros com capas bem bonitas, mas esse supera a maioria. Não sei se porque eu adoro qualquer coisa sobre Celópatra, ou porque esse livro foi escrito pela sumidade que é Zahi Hawass, ou simplesmente por conta da capa mesmo, que é linda. De qualquer forma, foi uma ótima leitura. 
A primeira impressão que dá é que o título engana, e que o livro não fala muito de Cleópatra devido ao fato de que ao longo dos capítulos, os autores focam nas descobertas arqueológicas feitas ao longo do tempo. A questão é que esse livro é parte de uma exibição feita para mostrar os resultados das últimas descobertas e discussões sobre a última rainha do Egito, sobre a vida que ela levava, sobre a vida no Egito de sua época e a esperança de se encontrar seu túmulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário