17 de jan. de 2020

Melodia mortal (Pedro Bandeira e Guido Carlos Levi) – DLL 2020


Título: Melodia mortal
Autores: Pedro Bandeira e Guido Carlos Levi
Mês: Janeiro
Tema: Um livro de autor brasileiro
Editora Fábrica 231, 240p.

Ao longo de seis contos, Sherlock Holmes e John Watson embarcam em várias aventuras para desvendar crimes que os levam a elaborar hipóteses para elucidar as mortes de grandes gênios musicais. Da Inglaterra vitoriana, o livro transporta o leitor para a Inglaterra atual, onde um grupo de médicos sherlockianos se encontra para discutir cada um dos casos criminosos resolvidos por Holmes e suas conclusões. O objetivo dessas discussões, sempre regadas a um bom jantar, é averiguar se os diagnósticos do famoso detetive seriam corretos (pelo menos tanto quanto pareciam na época) a partir da evolução da medicina.

Esse livro não é nada do que eu imaginava. Quando se trata de Pedro Bandeira, também, o fato de ter surpresa não é nenhuma novidade, e acho que é por isso que eu faço questão de ler qualquer livro dele que me chegue em mãos. A melhor coisa desse livro é o fato de que o autor consegue manter o mesmo tom na narrativa que Arthur Conan Doyle, às vezes nem parecia que eu estava lendo uma história “derivada”. Gostei também dos pequenos resumos que Bandeira incluiu ao fim de cada capítulo sobre a vida e a obra de cada um dos compositores. Livro recomendado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário