22 de mar. de 2017

O chalé de Morland (Elizabeth Gaskell) – DL L&T 2017


Título: O chalé de Morland
Autora: Elizabeth Gaskell
Mês: Março
Tema: Romance de época
Editora Pedrazul, 184p.

Edward e Maggie Browne vivem com a mãe viúva em um chalé isolado. Enquanto Edward é mimado e muito maldoso, Maggie é sonhadora, bondosa e inocente, sempre cumprindo as suas obrigações e lidando com os desmandos do irmão e com a falta de carinho da mãe, que idolatra Edward. Apesar de querer que o filho fosse pároco como o pai, a Sra. Browne não interfere em nada do que ele queira fazer, e aprova quando o Sr. Buxton, amigo de seu marido, decide ajudar Edward e aproxima as duas famílias. A bondade de Maggie encanta todos, enquanto a falta de caráter do irmão acaba trazendo sérios problemas para a amizade entre eles.

De Elizabeth Gaskell, eu só conhecia mesmo, até hoje, Norte e Sul (ou Margaret Hale), então resolvi pegar esse livro para matar minha curiosidade sobre o estilo da escritora. Gostei muito dessa história porque é simples, sem enrolações. Demorei um pouco para pegar o ritmo mas desde o início dá para saber entre quem será o romance. A história é bem leve, sem grandes reviravoltas. Me surpreendi com a falta de rivais aos apaixonados, mas como não podia deixar de ser, existem certos impedimentos (que sinceramente me enlouqueceram, apesar de que eu consegui prever isso), e o final conseguiu me satisfazer pois me surpreendeu. Adorei e indico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário