8 de fev. de 2016

On the road (Jack Kerouac) – DL 2016



Título: On the road
Autor: Jack Kerouac
Mês: Fevereiro
Tema: Citado em filme
Editora L&PM, 461p.

Estados Unidos, década de 40. Sal Paradise é um jovem escritor que mora com a tia. Como seus amigos, Sal decide tirar férias e cai na estrada, viajando pelo país inteiro, conhecendo pessoas e lugares diferentes, passando por problemas e trabalhando temporariamente onde pudesse. Um de seus amigos de viagem é Dean Moriarty, um andarilho que ele conheceu em Nova York, um cara totalmente irresponsável que não tem raiz em canto nenhum. O cara é a imagem da Geração Beat, um movimento literário que surge na década de 50, originado por um grupo de jovens que queriam fugir do modelo de vida certinho dos EUA pós Segunda Guerra. Esses jovens intelectuais queriam se expressar mais livremente, e assim faziam, contando suas histórias na base das drogas, do álcool e do sexo. Ah, e claro, do jazz, estilo musical que marcou os beats.

Eu nunca soube o que esperar desse livro. Na verdade, o tenho há um tempão e só fiz questão de comprá-lo porque sabia que uma hora eu iria “precisar” lê-lo. Se não fosse os desafios dos quais participo, desconfio que ele ficaria por um longo tempo na lista dos livros para serem lidos. Nunca entendi o fascínio que essa história inspira por aí, tentei gostar quando soube do lançamento do filme, mas nem isso fez com que eu me interessasse em ler. Agora que eu já li, não sei bem o que pensar. Sim, é um livro ótimo, a história te prende, a personalidade de Dean Moriarty te prende, até por causa da irresponsabilidade característica, mas é só. Só acho que não fiquei tão tentada a deixar o livro de lado no meio da leitura porque a edição que li apresenta o manuscrito original, e adoro esse tipo de publicação. Outra coisa ótima desta edição é que ela conta com alguns textos introdutórios excelentes que ajudam a entender a diferença desta edição para as outras. Apesar de não ser um livro que eu vá ler de novo, recomendo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário